ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA UROGINECOLÓGICA NO TRATAMENTO DAS DISFUNÇÕES SEXUAIS FEMININAS

Autores

  • Andressa Dias Silva dos Santos Faculdade Madre Thaís
  • Cristiane Martins Carvalho Braz Faculdade Madre Thaís
  • Priscila Figueiredo Gama Faculdade Madre Thaís

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22785

Palavras-chave:

Fisioterapia pélvica. Assoalho Pélvico. Saúde Sexual.

Resumo

As disfunções sexuais femininas, caracterizadas por alterações no desejo, excitação, orgasmo e presença de dor, impactam significativamente a qualidade de vida das mulheres. A fisioterapia uroginecológica tem se destacado como abordagem conservadora e baseada em evidências para restaurar a função do assoalho pélvico e melhorar a resposta sexual. Este estudo teve como objetivo analisar sua atuação no tratamento das disfunções sexuais femininas, por meio de uma revisão bibliográfica descritiva e qualitativa, com recorte temporal de 8 anos. As buscas foram realizadas nas bases SciELO, PubMed e Google Acadêmico, resultando na seleção de 14 artigos. Os resultados apontam que técnicas como treinamento do assoalho pélvico, cinesioterapia, cones vaginais, eletroestimulação, biofeedback e terapia manual melhoram a função muscular, a percepção corporal, a lubrificação e reduzem a dor, favorecendo a saúde sexual. Conclui-se que a fisioterapia uroginecológica é eficaz e segura, embora haja necessidade de estudos mais robustos para ampliar o embasamento científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Dias Silva dos Santos, Faculdade Madre Thaís

Discente do curso de Fisioterapia,  Faculdade Madre Thaís. 

Cristiane Martins Carvalho Braz, Faculdade Madre Thaís

Professora Orientadora – CESUPI / Faculdade Madre Thaís / Faculdade de Ilhéus, Instituto de Graduação FTC – Pós-graduação UGF Pós-graduada em Fisioterapia Dermatofuncional. 

Priscila Figueiredo Gama, Faculdade Madre Thaís

Preceptora do Estágio de Saúde da Mulher – Faculdade Madre Thaís. Graduada em Fisioterapia (2019) pela Faculdade Madre Thaís. Pós-graduada em Fisioterapia Pélvica (Saúde do Homem e da Mulher). Pós-graduada em Fisioterapia Obstétrica. Bacharel em Fisioterapia.

Downloads

Publicado

2025-11-30

Como Citar

Santos, A. D. S. dos, Braz, C. M. C., & Gama, P. F. (2025). ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA UROGINECOLÓGICA NO TRATAMENTO DAS DISFUNÇÕES SEXUAIS FEMININAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 10037–10055. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22785