ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Tâmara Tamiris da Silva Lima FAESC
  • Valderês da Conceição do Monte FAESC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22577

Palavras-chave:

Estratégias de Ensino. TEA. Educação Infantil.

Resumo

A pesquisa investigou as estratégias de ensino mais adequadas para a aprendizagem e a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil, implementadas em duas Escolas da zona urbana de Escada-PE. Adotou-se uma abordagem qualitativa e descritiva, utilizando como instrumentos a observação direta e entrevistas semiestruturadas com duas professoras, uma da rede pública e outra da privada. Os resultados mostraram que as professoras utilizam atividades lúdicas, como jogos, brincadeiras, músicas, contação de histórias e uso de materiais concretos, adaptando as atividades e avaliações às necessidades individuais do aluno TEA. Identificaram-se como principais desafios á falta de formação continuada, escassez de materiais adaptados, ausência de profissionais de apoio e o pouco envolvimento familiar; á atenção e a comunicação com os alunos, exigindo sensibilidade, paciência e criatividade para superá-los. verificou-se que as práticas mais efetivas são as que integram afetividade, ludicidade, mediação pedagógica ativa e observação atenta das necessidades individuais. O vínculo afetivo e a escuta sensível mostraram-se fundamentais para a evolução socioemocional das crianças com TEA. Conclui-se que  estratégias mais adequadas a inclusão de crianças com TEA combinam ludicidade, estimulos visuais, rotina estruturada, adaptação individualizada e colaboração entre escola e família, promovendo engajamento, autonomia e desenvolvimento integral das crianças com TEA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tâmara Tamiris da Silva Lima, FAESC

Graduada no curso de Bacharel em Turismo, na  Faculdade Integradas da Vitória de Santo Antão- FAINTVISA;  Graduanda do curso de Pedagogia, na Faculdade da Escada - FAESC; Graduanda do curso de Especialização em Educação Especial Inclusiva, na Faculdade da Escada- FAESC.

Valderês da Conceição do Monte, FAESC

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco- UFRPE; Professora do curso de Pedagogia na Faculdade da Escada- FAESC.  

Downloads

Publicado

2025-11-26

Como Citar

Lima, T. T. da S., & Monte, V. da C. do. (2025). ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 7828–7845. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22577