ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Tâmara Tamiris da Silva Lima FAESC
  • Valderês da Conceição do Monte FAESC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22577

Palabras clave:

Estratégias de Ensino. TEA. Educação Infantil.

Resumen

A pesquisa investigou as estratégias de ensino mais adequadas para a aprendizagem e a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil, implementadas em duas Escolas da zona urbana de Escada-PE. Adotou-se uma abordagem qualitativa e descritiva, utilizando como instrumentos a observação direta e entrevistas semiestruturadas com duas professoras, uma da rede pública e outra da privada. Os resultados mostraram que as professoras utilizam atividades lúdicas, como jogos, brincadeiras, músicas, contação de histórias e uso de materiais concretos, adaptando as atividades e avaliações às necessidades individuais do aluno TEA. Identificaram-se como principais desafios á falta de formação continuada, escassez de materiais adaptados, ausência de profissionais de apoio e o pouco envolvimento familiar; á atenção e a comunicação com os alunos, exigindo sensibilidade, paciência e criatividade para superá-los. verificou-se que as práticas mais efetivas são as que integram afetividade, ludicidade, mediação pedagógica ativa e observação atenta das necessidades individuais. O vínculo afetivo e a escuta sensível mostraram-se fundamentais para a evolução socioemocional das crianças com TEA. Conclui-se que  estratégias mais adequadas a inclusão de crianças com TEA combinam ludicidade, estimulos visuais, rotina estruturada, adaptação individualizada e colaboração entre escola e família, promovendo engajamento, autonomia e desenvolvimento integral das crianças com TEA.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tâmara Tamiris da Silva Lima, FAESC

Graduada no curso de Bacharel em Turismo, na  Faculdade Integradas da Vitória de Santo Antão- FAINTVISA;  Graduanda do curso de Pedagogia, na Faculdade da Escada - FAESC; Graduanda do curso de Especialização em Educação Especial Inclusiva, na Faculdade da Escada- FAESC.

Valderês da Conceição do Monte, FAESC

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco- UFRPE; Professora do curso de Pedagogia na Faculdade da Escada- FAESC.  

Publicado

2025-11-26

Cómo citar

Lima, T. T. da S., & Monte, V. da C. do. (2025). ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 7828–7845. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22577