ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22577Palabras clave:
Estratégias de Ensino. TEA. Educação Infantil.Resumen
A pesquisa investigou as estratégias de ensino mais adequadas para a aprendizagem e a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil, implementadas em duas Escolas da zona urbana de Escada-PE. Adotou-se uma abordagem qualitativa e descritiva, utilizando como instrumentos a observação direta e entrevistas semiestruturadas com duas professoras, uma da rede pública e outra da privada. Os resultados mostraram que as professoras utilizam atividades lúdicas, como jogos, brincadeiras, músicas, contação de histórias e uso de materiais concretos, adaptando as atividades e avaliações às necessidades individuais do aluno TEA. Identificaram-se como principais desafios á falta de formação continuada, escassez de materiais adaptados, ausência de profissionais de apoio e o pouco envolvimento familiar; á atenção e a comunicação com os alunos, exigindo sensibilidade, paciência e criatividade para superá-los. verificou-se que as práticas mais efetivas são as que integram afetividade, ludicidade, mediação pedagógica ativa e observação atenta das necessidades individuais. O vínculo afetivo e a escuta sensível mostraram-se fundamentais para a evolução socioemocional das crianças com TEA. Conclui-se que estratégias mais adequadas a inclusão de crianças com TEA combinam ludicidade, estimulos visuais, rotina estruturada, adaptação individualizada e colaboração entre escola e família, promovendo engajamento, autonomia e desenvolvimento integral das crianças com TEA.
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