PARALISIA DE BELL: E SUA RELAÇÃO COM A ODONTOLOGIA

Autores

  • Maizy Mendes Magalhães UNINASSAU
  • Paulo Victor da Costa Campos UNINASSAU

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22574

Palavras-chave:

Paralisia de Bell. Odontologia. Harmonização Orofacial. Toxina Botulínica. Preenchedores.

Resumo

A Paralisia de Bell é uma neuropatia periférica que afeta o nervo facial, resultando em paralisia súbita e unilateral da face. Essa condição compromete não apenas funções motoras e sensoriais, mas também aspectos estéticos, impactando a autoestima e a qualidade de vida dos pacientes. Dentro do campo da Odontologia, a atuação não se restringe ao diagnóstico e encaminhamento, mas também envolve o uso de técnicas de Harmonização Orofacial como estratégia complementar para reabilitação estética e funcional. Procedimentos como a aplicação de toxina botulínica, o uso de preenchedores dérmicos e bioestimuladores de colágeno têm se mostrado eficazes na atenuação de assimetrias, melhorando a simetria facial e proporcionando benefícios psicossociais. Este trabalho, baseado em revisão de literatura dos últimos cinco anos, analisa a interface entre a Paralisia de Bell e a Odontologia, especialmente no âmbito da Harmonização Facial, destacando a importância do cirurgião-dentista no manejo estético e funcional de pacientes acometidos. Os resultados indicam que, embora haja limitações quanto à padronização de protocolos e durabilidade dos efeitos, a Harmonização Orofacial representa um recurso relevante na prática clínica odontológica, contribuindo para a saúde integral do paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maizy Mendes Magalhães, UNINASSAU

Acadêmica de Odontologia – 10º semestre.Faculdade Uninassau Brasília.maizymm2010@hotmail.com

Paulo Victor da Costa Campos, UNINASSAU

Cirurgião-Dentista – Odontopediatra / Professor.Faculdade Uninassau Brasília.

Downloads

Publicado

2025-11-30

Como Citar

Magalhães, M. M., & Campos, P. V. da C. (2025). PARALISIA DE BELL: E SUA RELAÇÃO COM A ODONTOLOGIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 9534–9545. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22574