A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO LITERÁRIO NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22505Palavras-chave:
Letramento literário. Intervenção psicopedagógica. Dificuldades de aprendizagem. Expressão emocional. Psicopedagogia clínica.Resumo
Este artigo apresenta uma experiência de intervenção psicopedagógica clínica com uma criança de 9 anos, realizada ao longo de oito sessões em 2024, que teve como propósito analisar o potencial do letramento literário no desenvolvimento da aprendizagem e das competências socioemocionais. A metodologia integrou avaliação psicopedagógica, leitura de obras infantis, dramatizações e jogos simbólicos, articulados à escuta sensível. Os resultados mostraram que a literatura favoreceu a construção de vínculo, ampliou o acesso ao universo letrado e contribuiu para avanços na leitura, escrita e expressão emocional, fortalecendo a autoconfiança e o engajamento da criança. Conclui-se que o letramento literário constitui um recurso eficaz e humanizador na prática psicopedagógica, promovendo não apenas habilidades acadêmicas, mas também processos de significação e desenvolvimento integral.
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