A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO LITERÁRIO NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22505

Palabras clave:

Letramento literário. Intervenção psicopedagógica. Dificuldades de aprendizagem. Expressão emocional. Psicopedagogia clínica.

Resumen

Este artigo apresenta uma experiência de intervenção psicopedagógica clínica com uma criança de 9 anos, realizada ao longo de oito sessões em 2024, que teve como propósito analisar o potencial do letramento literário no desenvolvimento da aprendizagem e das competências socioemocionais. A metodologia integrou avaliação psicopedagógica, leitura de obras infantis, dramatizações e jogos simbólicos, articulados à escuta sensível. Os resultados mostraram que a literatura favoreceu a construção de vínculo, ampliou o acesso ao universo letrado e contribuiu para avanços na leitura, escrita e expressão emocional, fortalecendo a autoconfiança e o engajamento da criança. Conclui-se que o letramento literário constitui um recurso eficaz e humanizador na prática psicopedagógica, promovendo não apenas habilidades acadêmicas, mas também processos de significação e desenvolvimento integral.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Aparecida Storck Pacheco, UNESC

Pós-graduação em Psicopedagogia clínica e institucional (UNESC),Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Sabrina Tatsch, UNESC

Professora e orientadora:  Mestra em Psicologia (UCS),Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Publicado

2025-11-24

Cómo citar

Pacheco, J. A. S., & Tatsch, S. (2025). A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO LITERÁRIO NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 6868–6877. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22505