BRINCAR, INVESTIGAR E DESCOBRIR: A NATUREZA COMO ESPAÇO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22499

Palavras-chave:

Brincar Investigativo. Educação Infantil. Natureza. Curiosidade. Alfabetização Científica.

Resumo

Este artigo investiga como crianças da Educação Infantil constroem saberes científicos por meio do brincar investigativo em contextos de interação com a natureza. A pesquisa foi desenvolvida com turmas de Pré I e Pré II da Escola Sonho Meu, localizada em Ariquemes, Rondônia, utilizando a observação participante como metodologia. As vivências investigativas ocorreram em espaços internos e externos da instituição e envolveram a exploração de uma mariposa, um galho de café, formigas e um cupinzeiro. Durante essas interações, observou-se que as crianças elaboraram hipóteses, construíram explicações e atribuíram significados às experiências, revelando indícios de pensamento científico em processo de formação. Os resultados indicam que o brincar, quando integrado a situações investigativas, potencializa a curiosidade infantil e favorece o desenvolvimento de práticas cognitivas próprias da alfabetização científica. Conclui-se que a natureza pode ser compreendida como um ambiente educativo potente e que a escuta atenta do educador é fundamental para reconhecer e valorizar as expressões investigativas das crianças.

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Biografia do Autor

Maria Lucia de Oliveira Pereira, São Luís University

Mestranda em Ciências da Educação / Professora da Educação Infantil, São Luís University – Unidade Ariquemes. Orcid: https://orcid.org/0009-0006-8801-8783, Lattes: https://lattes.cnpq.br/7015158437323061. 

Rosiclei da Silva Fonseca dos Santos, São Luís University

Mestranda em Ciências da Educação / Professora da Educação Infantil, São Luís University – Unidade Ariquemes. ORCID: Lattes: https://lattes.cnpq.br/7428931547023133. 

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Publicado

2025-11-25

Como Citar

Pereira, M. L. de O., & Santos, R. da S. F. dos. (2025). BRINCAR, INVESTIGAR E DESCOBRIR: A NATUREZA COMO ESPAÇO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 7551–7565. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22499