SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL: DA INCERTEZA À COMPREENSÃO – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MACEIÓ/AL

Autores

  • Daniela dos Santos Ferreira Oliveira FAVENI
  • Gustavo Rocha Mendonça FAVENI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22480

Palavras-chave:

Sala de Recursos Multifuncional. Educação Inclusiva. Atendimento Educacional Especializado. Formação Docente. Relato de Experiência.

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência fundamentado na vivência de uma professora da Sala de Recursos Multifuncional (SRM) em uma escola da rede estadual de ensino de Maceió, Alagoas. Ao assumir a função, foi constatado um desconhecimento generalizado, por parte dos docentes e da equipe gestora, sobre o papel e a finalidade pedagógica da SRM. A ausência de diretrizes claras e a multiplicidade de interpretações sobre sua função geraram, inicialmente, insegurança e ansiedade. No entanto, ao longo de três anos, por meio de formações, trocas de experiências e práticas pedagógicas reflexivas, foi possível ressignificar o espaço e consolidar sua verdadeira função no contexto da educação inclusiva. O estudo tem como objetivo refletir sobre os desafios enfrentados na implementação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e destacar a importância da formação continuada para a efetivação de práticas inclusivas nas escolas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela dos Santos Ferreira Oliveira, FAVENI

Especialista: Neuropsicopedagoga, psicopedagoga (FAVENI). Intervenção ABA para autismo e deficiência Intelectual (CHILD BEHAVIOR INSTITUTE- CBI of Miami) Mestranda: Enber University.

Gustavo Rocha Mendonça, FAVENI

Especialista: Psicopedagogia (FAVENI). Mestrando: Enber University

Downloads

Publicado

2025-11-24

Como Citar

Oliveira, D. dos S. F., & Mendonça, G. R. (2025). SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL: DA INCERTEZA À COMPREENSÃO – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MACEIÓ/AL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 7051–7056. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22480