FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: UM ESTUDO SOBRE A ATUAÇÃO DE PROFESSORES DIANTE DO AUMENTO DE ALUNOS COM LAUDOS MÉDICOS NA EMEB FERNANDO RODRIGUES DO CARMO – SANTANA/AP
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22398Palavras-chave:
Formação de professores. Educação inclusiva. Práticas pedagógicas. Laudos médicos. Atendimento Educacional Especializado.Resumo
Este artigo discute a formação docente e as práticas pedagógicas inclusivas diante do aumento de alunos com laudos médicos em uma escola da rede municipal de Santana, no Amapá, tomando como referência a realidade da EMEB Fernando Rodrigues do Carmo e articulando marcos legais, produções acadêmicas e reflexões sobre o cotidiano escolar. A pesquisa apresenta caráter qualitativo e bibliográfico, com enfoque analítico, buscando compreender como professores organizam o trabalho pedagógico, interpretam os laudos médicos e constroem estratégias para garantir a participação de estudantes público-alvo da educação especial em classes comuns. O estudo analisa ainda as condições institucionais de apoio, como atuação da gestão escolar, oferta de Atendimento Educacional Especializado, formação continuada e disponibilização de recursos pedagógicos e de acessibilidade, evidenciando tensões entre perspectivas inclusivas e tendências de medicalização das dificuldades de aprendizagem e comportamento que atravessam o cotidiano da escola pública brasileira, apontando caminhos para o fortalecimento de uma cultura escolar mais democrática e inclusiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY