FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: UM ESTUDO SOBRE A ATUAÇÃO DE PROFESSORES DIANTE DO AUMENTO DE ALUNOS COM LAUDOS MÉDICOS NA EMEB FERNANDO RODRIGUES DO CARMO – SANTANA/AP

Autores

  • Silvani de Souza Silva Chiristian Business School
  • Rozineide Iraci Pereira da Silva Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22398

Palavras-chave:

Formação de professores. Educação inclusiva. Práticas pedagógicas. Laudos médicos. Atendimento Educacional Especializado.

Resumo

Este artigo discute a formação docente e as práticas pedagógicas inclusivas diante do aumento de alunos com laudos médicos em uma escola da rede municipal de Santana, no Amapá, tomando como referência a realidade da EMEB Fernando Rodrigues do Carmo e articulando marcos legais, produções acadêmicas e reflexões sobre o cotidiano escolar. A pesquisa apresenta caráter qualitativo e bibliográfico, com enfoque analítico, buscando compreender como professores organizam o trabalho pedagógico, interpretam os laudos médicos e constroem estratégias para garantir a participação de estudantes público-alvo da educação especial em classes comuns. O estudo analisa ainda as condições institucionais de apoio, como atuação da gestão escolar, oferta de Atendimento Educacional Especializado, formação continuada e disponibilização de recursos pedagógicos e de acessibilidade, evidenciando tensões entre perspectivas inclusivas e tendências de medicalização das dificuldades de aprendizagem e comportamento que atravessam o cotidiano da escola pública brasileira, apontando caminhos para o fortalecimento de uma cultura escolar mais democrática e inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvani de Souza Silva, Chiristian Business School

Mestrando em Ciências da Educação (Chiristian Business School). Pós História do Brasil Universidade Cândido Mendes, Graduação História, Universidade Estadual Vale do Acaraú, EMEB. Fernando Rodrigues do Carmo.

Rozineide Iraci Pereira da Silva, Christian Business School

Orientadora: PhD,doutora em ciências da educação,mestra em ciências da educação, especialista em escrita avançada, psicopedagoga,pedagoga, Professora e orientadora da Christian Business School-CBS.

Downloads

Publicado

2025-11-15

Como Citar

Silva, S. de S., & Silva, R. I. P. da. (2025). FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: UM ESTUDO SOBRE A ATUAÇÃO DE PROFESSORES DIANTE DO AUMENTO DE ALUNOS COM LAUDOS MÉDICOS NA EMEB FERNANDO RODRIGUES DO CARMO – SANTANA/AP. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 4400–4415. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22398