A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE VÍNCULO ENTRE CRIANÇAS SURDAS E FAMÍLIAS OUVINTES: UMA PERSPECTIVA SISTÊMICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22393Palavras-chave:
Surdez. Comunicação familiar. Língua Brasileira de Sinais (Libras). Psicologia sistêmica.Resumo
A chegada de um filho exige adaptações na dinâmica familiar e, quando acompanhada do diagnóstico de surdez, gera impactos emocionais como negação, medo e incertezas quanto ao futuro. A comunicação surge como um dos principais desafios, já que muitas famílias possuem pouco conhecimento sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), dificultando a interação e a compreensão das necessidades da criança. Nesse contexto, a Libras se apresenta como ferramenta essencial, permitindo que pais e filhos estabeleçam formas efetivas de comunicação, favorecendo o desenvolvimento linguístico da criança e sua participação no ambiente familiar. O estudo investigou os desafios enfrentados por famílias ouvintes na construção de estratégias comunicativas com filhos surdos antes e após a aquisição da Libras. Participaram quatro mães, entrevistadas por meio de roteiro semiestruturado. As respostas foram analisadas à luz da Psicologia Sistêmica e da técnica de análise de conteúdo, revelando dificuldades iniciais de aceitação do diagnóstico, comunicação frustrada e sobrecarga emocional materna, marcada pela responsabilidade de mediar o convívio familiar. Observou-se que a introdução da Libras fortaleceu vínculos afetivos e promoveu maior autonomia e expressão da criança surda, confirmando a comunicação como eixo central para o desenvolvimento emocional e a funcionalidade familiar.
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