APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP): UMA ABORDAGEM ATIVA PARA PROMOVER PRÁTICAS INCLUSIVAS MEDIADAS POR TECNOLOGIA E ACESSIBILIDADE

Autores

  • Midiã Silva Góes Must University
  • Cirley Monteiro da Costa Must University
  • Francisco Robison Gomes da Silva Must University
  • Isaac Felipe dos Santos Lima Universidade do Estado do Amazonas
  • Andreia Jacobina Fonseca Vieira MUST University
  • Raiana da Silva Nascimento Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22215

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Projetos. Inclusão Educacional. Tecnologias Digitais. Acessibilidade.

Resumo

A presente pesquisa analisa a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como uma metodologia ativa voltada à promoção de práticas pedagógicas inclusivas mediadas por tecnologias digitais e recursos de acessibilidade. Fundamentado em uma abordagem qualitativa e bibliográfica, o estudo articula contribuições de autores clássicos e contemporâneos, como Dewey, Freire, Mantoan, Kenski e Moran, a fim de compreender a relação entre inovação, inclusão e equidade na educação contemporânea. Os resultados indicam que a (ABP) favorece o protagonismo discente, a colaboração e a construção coletiva do conhecimento, ao mesmo tempo em que amplia as possibilidades de acesso e participação por meio do uso intencional das tecnologias digitais. Constatou-se que, embora persistam desafios relacionados à formação docente e à infraestrutura tecnológica, a (ABP) constitui um caminho promissor para a consolidação de práticas educacionais humanizadoras e democráticas, pautadas na justiça social e no reconhecimento da diversidade. Assim, a integração entre metodologia, tecnologia e inclusão reafirma o compromisso ético da educação com a transformação social e a acessibilidade universal.

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Biografia do Autor

Midiã Silva Góes, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Cirley Monteiro da Costa, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Francisco Robison Gomes da Silva, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes da Educação pela Must University. 

Isaac Felipe dos Santos Lima, Universidade do Estado do Amazonas

Graduando em Licenciatura em Computação. Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Andreia Jacobina Fonseca Vieira, MUST University

Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação pela MUST University.

Raiana da Silva Nascimento, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas.

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Publicado

2025-11-14

Como Citar

Góes, M. S., Costa, C. M. da, Silva, F. R. G. da, Lima, I. F. dos S., Vieira, A. J. F., & Nascimento, R. da S. (2025). APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP): UMA ABORDAGEM ATIVA PARA PROMOVER PRÁTICAS INCLUSIVAS MEDIADAS POR TECNOLOGIA E ACESSIBILIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 4147–4169. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22215