LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO: MÉTODOS LABORATORIAIS NO DIAGNÓSTICO DA DOENÇA AUTOIMUNE

Autores

  • Catharina Araújo dos Santos Gonçalves Universidade Salvador
  • Clara Barbosa Santiago Universidade Salvador
  • Rebeca Raquel Araújo dos Santos Universidade Salvador
  • Fabia Julliana Jorge de Souza Universidade de Salvador

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22201

Resumo

O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença reumática sistêmica crônica de origem autoimune, onde respostas imunes desreguladas desencadeiam a produção de autoanticorpos que podem afetar diversos órgãos e tecidos. Por ser uma doença multissistêmica o diagnóstico pode levar tempo, até mesmo anos, decorrendo na progressão da doença e com possibilidade relevante de mortalidade entre os afetados. Tomando como base a gravidade da condição, a prevalência global e a inespecificidade de testes que sozinhos sejam capazes de atestar a presença da condição, o presente trabalho toma como objetivo a realização de uma revisão de literatura na modalidade narrativa que utiliza como base referencial para a pesquisa periódicos científicos como o da revista eletrônica Scientific Electronic Library Online, a SciELO, e bases de dados em literatura biomédica e ciências da vida como Public Medical Database, a PubMed. Dessa forma, o presente trabalho propõem-se em realizar um levantamento da literatura científica no que tange o tópico nas principais entidades em imunologia e reumatologia a fim de mapear, sintetizar e suprir lacunas acerca dos métodos laboratoriais de maior relevância empregados para o diagnóstico visando a otimização do processo clínico-investigativo com o propósito final de propor um direcionamento padronizado em relação ao lúpus eritematoso sistêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catharina Araújo dos Santos Gonçalves, Universidade Salvador

Graduanda em Biomedicina pela Universidade Salvador.

Clara Barbosa Santiago, Universidade Salvador

Graduanda em Biomedicina pela Universidade Salvador. 

Rebeca Raquel Araújo dos Santos, Universidade Salvador

Graduanda em Biomedicina pela Universidade Salvador. 

Fabia Julliana Jorge de Souza, Universidade de Salvador

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientadora pela Universidade de Salvador.

Downloads

Publicado

2025-11-14

Como Citar

Gonçalves, C. A. dos S., Santiago, C. B., Santos, R. R. A. dos, & Souza, F. J. J. de. (2025). LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO: MÉTODOS LABORATORIAIS NO DIAGNÓSTICO DA DOENÇA AUTOIMUNE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 4084–4100. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22201