EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS, PRÁTICAS E DESAFIOS

Autores

  • Georgea de Oliveira Lins UNADES
  • Francisco dos Santos Júnior UNADES
  • Carla Silvana de Barros UNADES
  • Maria das Graças Sebastião UNADES
  • Luciene Cândida dos Santos UNADES
  • Andréia Xavier da Silva Oliveira UNADES

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22067

Palavras-chave:

Aprendizado. Educação infantil. Projetos.

Resumo

O trabalho com projetos justifica-se pela construção do conhecimento da criança, tendo como principais objetivos, refletir sobre a metodologia e investigar novos caminhos no fazer pedagógico, valorizando novas descobertas e buscando integrar a prática pedagógica as necessidades da criança, nesta perspectiva o presente trabalho abordou desenvolvimento das competências socioemocionais na educação infantil, com o objetivo de refletir, possibilitar e orientar as expressões e o gerenciamento das emoções. O trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal Emília Freire de Lima, localizada na cidade de Goianinha/RN, em turmas dos níveis III, IV e V.  Durante o desenvolvimento do projeto foi possível perceber que criar mecanismos para a construção da autonomia emocional, contribuiu na  construção de novas relações, com respeito à diversidade e solidariedade ao outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Georgea de Oliveira Lins, UNADES

Licenciatura em Pedagogia, Mestrado em Ciências da Educação (UNADES).

Francisco dos Santos Júnior, UNADES

Licenciatura em Matemática (UFRN), Mestrado em Ciências da Educação (UNADES).

Carla Silvana de Barros, UNADES

Licenciatura e Bacharelado em História (UFRN), Mestrado em Ciências da Educação (UNADES).

Maria das Graças Sebastião, UNADES

Licenciatura em Letras Português (UNP), Mestrado em Ciências da Educação (UNADES).

Luciene Cândida dos Santos, UNADES

Licenciada em Pedagogia pela universidade federal da Paraíba – UFPB, Mestrado em Ciências da Educação (UNADES). 

Andréia Xavier da Silva Oliveira, UNADES

Licenciada em Pedagogia pela universidade Vale do Acaraú, Mestrado em Ciências da Educação (UNADES). 

Downloads

Publicado

2025-12-01

Como Citar

Lins, G. de O., Santos Júnior, F. dos, Barros, C. S. de, Sebastião, M. das G., Santos, L. C. dos, & Oliveira, A. X. da S. (2025). EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS, PRÁTICAS E DESAFIOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 66–73. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.22067