USO DE JOGOS DIGITAIS E RECURSOS MULTIMÍDIA NO DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO SOCIAL

Autores

  • Jalea dos Santos Silva Escorcio Must University
  • Andresa Thais Teixeira Costa Faculdade Central de Minas
  • Cleberson Cordeiro de Moura World University Ecumenical
  • Gilvan Marinho Rial Must University
  • Janice Schonberger Must University
  • Lásaro Cardoso Mariano Must University
  • Rosiane Patricia de Oliveira Garcia Must University
  • Thais Santos Costa Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22015

Palavras-chave:

Jogos digitais. Recursos multimídia. Comunicação. Interação social. Inclusão digital.

Resumo

O estudo teve como tema o uso de jogos digitais e recursos multimídia no desenvolvimento da comunicação e da interação social entre estudantes. Partiu-se do problema de pesquisa que questionou de que forma essas tecnologias poderiam contribuir para o aprimoramento das habilidades comunicativas e colaborativas no ambiente educacional. O objetivo geral consistiu em analisar como os jogos digitais e os recursos multimídia favoreceram a comunicação e a interação social em contextos de aprendizagem mediados pela tecnologia. A pesquisa caracterizou-se como uma revisão bibliográfica, de abordagem qualitativa, baseada na análise de livros, artigos e anais publicados entre 2020 e 2025, selecionados por sua relevância e relação com o tema. Os resultados indicaram que os jogos digitais funcionaram como instrumentos de mediação pedagógica, estimulando o diálogo, a expressão e o trabalho coletivo. Verificou-se que os recursos multimídia ampliaram as formas de comunicação, permitindo a inclusão de estudantes com diferentes necessidades e estilos de aprendizagem. A análise demonstrou ainda que a mediação docente teve função essencial na condução das atividades digitais, fortalecendo o engajamento e a cooperação entre os alunos. Concluiu-se que o uso pedagógico das tecnologias digitais contribuiu para a formação de sujeitos comunicativos, participativos e empáticos, além de promover a inclusão e o protagonismo estudantil. Recomendou-se a realização de novos estudos que aprofundem as práticas de mediação e o impacto das tecnologias no desenvolvimento comunicativo a longo prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jalea dos Santos Silva Escorcio, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST).

Andresa Thais Teixeira Costa, Faculdade Central de Minas

Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva, Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica, Faculdade Central de Minas (FACEM).

Cleberson Cordeiro de Moura, World University Ecumenical

Doutorando em Ciências da Educação,World University Ecumenical (WUE).

Gilvan Marinho Rial, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Janice Schonberger, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Lásaro Cardoso Mariano, Must University

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Rosiane Patricia de Oliveira Garcia, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Thais Santos Costa, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação,Must University (MUST).

Downloads

Publicado

2025-11-03

Como Citar

Escorcio, J. dos S. S., Costa, A. T. T., Moura, C. C. de, Rial, G. M., Schonberger, J., Mariano, L. C., … Costa, T. S. (2025). USO DE JOGOS DIGITAIS E RECURSOS MULTIMÍDIA NO DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO SOCIAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 120–141. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22015