USO DE JOGOS DIGITAIS E RECURSOS MULTIMÍDIA NO DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22015Palavras-chave:
Jogos digitais. Recursos multimídia. Comunicação. Interação social. Inclusão digital.Resumo
O estudo teve como tema o uso de jogos digitais e recursos multimídia no desenvolvimento da comunicação e da interação social entre estudantes. Partiu-se do problema de pesquisa que questionou de que forma essas tecnologias poderiam contribuir para o aprimoramento das habilidades comunicativas e colaborativas no ambiente educacional. O objetivo geral consistiu em analisar como os jogos digitais e os recursos multimídia favoreceram a comunicação e a interação social em contextos de aprendizagem mediados pela tecnologia. A pesquisa caracterizou-se como uma revisão bibliográfica, de abordagem qualitativa, baseada na análise de livros, artigos e anais publicados entre 2020 e 2025, selecionados por sua relevância e relação com o tema. Os resultados indicaram que os jogos digitais funcionaram como instrumentos de mediação pedagógica, estimulando o diálogo, a expressão e o trabalho coletivo. Verificou-se que os recursos multimídia ampliaram as formas de comunicação, permitindo a inclusão de estudantes com diferentes necessidades e estilos de aprendizagem. A análise demonstrou ainda que a mediação docente teve função essencial na condução das atividades digitais, fortalecendo o engajamento e a cooperação entre os alunos. Concluiu-se que o uso pedagógico das tecnologias digitais contribuiu para a formação de sujeitos comunicativos, participativos e empáticos, além de promover a inclusão e o protagonismo estudantil. Recomendou-se a realização de novos estudos que aprofundem as práticas de mediação e o impacto das tecnologias no desenvolvimento comunicativo a longo prazo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY