A IMPORTÂNCIA DO AEE NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Aclene Luz Chistian Business School
  • Aline Cristiane Gomes Cunha Chistian Business School
  • Kátia Rodrigues Martins Christian Business School
  • Vanessa Lins Lemos Chistian Business School
  • Aliana Daveli de Oliveira Chistian Business School
  • Rozineide Iraci Pereira da Silva Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21961

Palavras-chave:

AEE. Deficiência intelectual. Inclusão escolar. Desenvolvimento cognitivo. Desenvolvimento social.

Resumo

O presente trabalho “a importância do AEE no desenvolvimento cognitivo e social de alunos com deficiência intelectual” tem com o objetivo analisar o papel do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no desenvolvimento cognitivo e social de alunos com deficiência intelectual, levando em consideração sua importância no difícil processo de inclusão escolar. O AEE constitui um espaço pedagógico de apoio, planejamento de adaptações e mediação, que visa identificar, organizar e implementar recursos e estratégias capazes de promover a autonomia e a aprendizagem real dos estudantes. A atuação do professor do AEE, em parceria com o professor regente de sala regular e a equipe pedagógica, possibilita a construção de práticas educacionais que respeitam não só o potencial, mas principalmente as individualidades dos discentes, contribuindo para seu desenvolvimento global. O estudo foi construído a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre a área da deficiência intelectual, fundamenta-se em autores como Vygotsky, Mantoan e Kishimoto, que destacam a importância da mediação, da interação social e do uso de recursos lúdicos e inclusivos no processo de ensino-aprendizagem. Espera-se, com este estudo, destacar a importância do AEE como ferramenta essencial para a efetivação da educação inclusiva, favorecendo não apenas o avanço cognitivo, mas também o fortalecimento das relações interpessoais e da autoestima dos alunos com deficiência intelectual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aclene Luz, Chistian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Chistian Business School; Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia, AEE – Atendimento Educacional Especializado; Neuropsicopedagogia institucional e clínica; Gestão, Orientação, Supervisão Educacional com Ênfase em Psicologia.

Aline Cristiane Gomes Cunha, Chistian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Chistian Business School; Graduada em Matemática e Pedagogia; Especialista em Metodologia do Ensino Superior, Atendimento Educacional Especializado e Gestão Educacional. 

Kátia Rodrigues Martins, Christian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Instituição Christian Business School; Pós-graduada em Gestão Escolar, Orientação, Supervisão e Inspeção Escolar; Graduada em Pedagogia.

Vanessa Lins Lemos, Chistian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Chistian Business School; Pedagoga; Especialista em Pedagogia Empresarial; Psicopedagogia Institucional e Orientação Escolar. 

Aliana Daveli de Oliveira, Chistian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Chistian Business School; Especialista em AEE- Atendimento Educacional Especializado e Sala de Recursos Multifuncionais; Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Tangará da Serra – UNISERRA.  

Rozineide Iraci Pereira da Silva, Christian Business School

Ph.D Dra. em ciências da educação, professora orientadora da Christian Business School.

Downloads

Publicado

2025-11-04

Como Citar

Luz, A., Cunha, A. C. G., Martins, K. R., Lemos, V. L., Oliveira, A. D. de, & Silva, R. I. P. da. (2025). A IMPORTÂNCIA DO AEE NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 454–466. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21961