A IMPORTÂNCIA DO AEE NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21961Palabras clave:
AEE. Deficiência intelectual. Inclusão escolar. Desenvolvimento cognitivo. Desenvolvimento social.Resumen
O presente trabalho “a importância do AEE no desenvolvimento cognitivo e social de alunos com deficiência intelectual” tem com o objetivo analisar o papel do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no desenvolvimento cognitivo e social de alunos com deficiência intelectual, levando em consideração sua importância no difícil processo de inclusão escolar. O AEE constitui um espaço pedagógico de apoio, planejamento de adaptações e mediação, que visa identificar, organizar e implementar recursos e estratégias capazes de promover a autonomia e a aprendizagem real dos estudantes. A atuação do professor do AEE, em parceria com o professor regente de sala regular e a equipe pedagógica, possibilita a construção de práticas educacionais que respeitam não só o potencial, mas principalmente as individualidades dos discentes, contribuindo para seu desenvolvimento global. O estudo foi construído a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre a área da deficiência intelectual, fundamenta-se em autores como Vygotsky, Mantoan e Kishimoto, que destacam a importância da mediação, da interação social e do uso de recursos lúdicos e inclusivos no processo de ensino-aprendizagem. Espera-se, com este estudo, destacar a importância do AEE como ferramenta essencial para a efetivação da educação inclusiva, favorecendo não apenas o avanço cognitivo, mas também o fortalecimento das relações interpessoais e da autoestima dos alunos com deficiência intelectual.
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