OS DESAFIOS DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS NA INCLUSÃO E VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE ESCOLAR

Autores

  • Andreia Coutinho Andrade Fonseca Uneatlantico

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21782

Palavras-chave:

Inclusão escolar. Diversidade. Formação docente.

Resumo

Esse artigo buscou analisar os desafios enfrentados pelos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental na inclusão e valorização da diversidade escolar, refletindo sobre suas práticas pedagógicas, formação e papel social na construção de uma educação democrática e humanizadora. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, fundamentada em autores como Freire (1996), Candau (2016), Tardif (2014) e Vygotsky (2008), que discutem o papel do professor e o valor das diferenças no processo educativo. A análise baseou-se em obras publicadas entre 2015 e 2024, selecionadas em bases acadêmicas nacionais, interpretadas segundo a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados revelaram que o professor enfrenta dificuldades estruturais, emocionais e formativas ao lidar com a diversidade, mas também oportunidades de ressignificar sua prática a partir da escuta, da empatia e da reflexão crítica. Conclui-se que valorizar a diversidade é promover a equidade, o respeito e o reconhecimento do outro como sujeito de direitos, reafirmando a importância do professor como mediador e agente de transformação social.

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Biografia do Autor

Andreia Coutinho Andrade Fonseca, Uneatlantico

Mestra em Educação, Uneatlantico.

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Publicado

2025-11-07

Como Citar

Fonseca, A. C. A. (2025). OS DESAFIOS DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS NA INCLUSÃO E VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 1815–1825. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.21782