EDUCAÇÃO HÍBRIDA E PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO PARA ESTUDANTES COM TEA E TDAH
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21770Palavras-chave:
Educação híbrida. Personalização do ensino. Inclusão digital. Transtorno do Espectro Autista. TDAH.Resumo
A pesquisa teve como problema compreender de que forma a educação híbrida e a personalização do ensino contribuíram para o processo de aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O objetivo geral consistiu em analisar as contribuições dessas práticas pedagógicas no desenvolvimento cognitivo e social desses estudantes, com foco nas possibilidades de inclusão e acessibilidade. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa, baseada em produções publicadas entre 2021 e 2025, que abordaram temas relacionados à educação híbrida, personalização da aprendizagem e tecnologias assistivas. Os resultados mostraram que o ensino híbrido, aliado a metodologias personalizadas e ao uso de tecnologias digitais, favoreceu a autonomia, o engajamento e a participação dos estudantes, além de proporcionar ambientes de aprendizagem flexíveis e acolhedores. A análise indicou que o Design Universal para a Aprendizagem (DUA) e as práticas inclusivas mediadas por recursos tecnológicos ampliaram as oportunidades de acesso e permanência escolar. Constatou-se, ainda, que a formação docente exerceu protagonismo na mediação pedagógica e emocional, fortalecendo o vínculo entre o professor e o aluno. Nas considerações finais, verificou-se que a combinação entre educação híbrida, personalização e inclusão digital representou um avanço significativo para a construção de uma educação equitativa e sensível à diversidade, embora ainda se reconheça a necessidade de novos estudos que aprofundem as análises sobre os impactos de longo prazo dessas práticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY