EDUCAÇÃO HÍBRIDA E PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO PARA ESTUDANTES COM TEA E TDAH

Autores/as

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos UNIMES
  • Cleberson Cordeiro de Moura World University Ecumenical
  • Evelise Gonçalves Canedo Teixeira Must University
  • Istéfany Moreira Ferreira Must University
  • Kátia Patricia da Silva Must University
  • Rita de Cácia Silva Sales Must University
  • Vilza Paula de Lima Adrien Must University
  • Walderlene Feitosa de Souza Universidad de La Integración de Las Américas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21770

Palabras clave:

Educação híbrida. Personalização do ensino. Inclusão digital. Transtorno do Espectro Autista. TDAH.

Resumen

A pesquisa teve como problema compreender de que forma a educação híbrida e a personalização do ensino contribuíram para o processo de aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O objetivo geral consistiu em analisar as contribuições dessas práticas pedagógicas no desenvolvimento cognitivo e social desses estudantes, com foco nas possibilidades de inclusão e acessibilidade. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa, baseada em produções publicadas entre 2021 e 2025, que abordaram temas relacionados à educação híbrida, personalização da aprendizagem e tecnologias assistivas. Os resultados mostraram que o ensino híbrido, aliado a metodologias personalizadas e ao uso de tecnologias digitais, favoreceu a autonomia, o engajamento e a participação dos estudantes, além de proporcionar ambientes de aprendizagem flexíveis e acolhedores. A análise indicou que o Design Universal para a Aprendizagem (DUA) e as práticas inclusivas mediadas por recursos tecnológicos ampliaram as oportunidades de acesso e permanência escolar. Constatou-se, ainda, que a formação docente exerceu protagonismo na mediação pedagógica e emocional, fortalecendo o vínculo entre o professor e o aluno. Nas considerações finais, verificou-se que a combinação entre educação híbrida, personalização e inclusão digital representou um avanço significativo para a construção de uma educação equitativa e sensível à diversidade, embora ainda se reconheça a necessidade de novos estudos que aprofundem as análises sobre os impactos de longo prazo dessas práticas.

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Biografía del autor/a

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, UNIMES

Mestre em Ensino, Universidade Metropolitana de Santos -UNIMES.

Cleberson Cordeiro de Moura, World University Ecumenical

Doutorando em Ciências da Educação, World University Ecumenical (WUE), Flórida – United States.

Evelise Gonçalves Canedo Teixeira, Must University

Mestranda em Educação, Must University (MUST), Florida, United States.

Istéfany Moreira Ferreira, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST), Florida, United States.

Kátia Patricia da Silva, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST), Florida, United States.

Rita de Cácia Silva Sales, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST), Florida, United States.

Vilza Paula de Lima Adrien, Must University

Mestra em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST), Florida, United States.

Walderlene Feitosa de Souza, Universidad de La Integración de Las Américas

Mestre em Ciências da Educação, Universidad de La Integración de Las Américas (UNIDA-PY), Ciudad del Este – Paraguai.

Publicado

2025-10-24

Cómo citar

Santos, S. M. A. V., Moura, C. C. de, Teixeira, E. G. C., Ferreira, I. M., Silva, K. P. da, Sales, R. de C. S., … Souza, W. F. de. (2025). EDUCAÇÃO HÍBRIDA E PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO PARA ESTUDANTES COM TEA E TDAH. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 4082–4104. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21770