A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE FAMILIAR DISFUNCIONAL NA SAÚDE MENTAL DE CRIANÇAS: UMA PERSPECTIVA DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL (TCC)

Autores

  • Eveli Emanoele Oliveira da Silva Faculdade Mauá
  • Quemili de Cássia Dias de Sousa Faculdade Mauá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21698

Palavras-chave:

Desenvolvimento da Criança. Terapia Cognitiva Comportamental. Ajustamento Emocional e Experiências Adversas da Infância.

Resumo

 

A infância é uma fase marcante e que se apresenta em fragmentos durante a continuidade do desenvolvimento humano, sendo assim de extrema importância. O objetivo deste trabalho é apresentar a caracterização do que se define como ambiente familiar disfuncional, e expor a sua influência negativa perante o desenvolvimento psicológico infantil. Este estudo tem a sua fundamentação baseada na teoria cognitiva de Jean Piaget e a técnica cognitivo-comportamental de Aaron Beck. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, visando como objetivo a revisão bibliográfica de artigos científicos e livros, operando com a abordagem qualitativa e pesquisa descritiva, buscando identificar, registrar e analisar o assunto estudado. Em suma, o estudo investigou os efeitos do ambiente familiar disfuncional no desenvolvimento infantil e propôs intervenções da TCC para reduzir esses impactos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eveli Emanoele Oliveira da Silva, Faculdade Mauá

Graduanda em Psicologia, Faculdade Mauá-GO. 

Quemili de Cássia Dias de Sousa, Faculdade Mauá

Especialista em Unidade de Terapia Intensiva. Docente da Faculdade Mauá-GO.

Downloads

Publicado

2025-10-27

Como Citar

Silva, E. E. O. da, & Sousa, Q. de C. D. de. (2025). A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE FAMILIAR DISFUNCIONAL NA SAÚDE MENTAL DE CRIANÇAS: UMA PERSPECTIVA DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL (TCC). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 4527–4539. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21698