A ARTE DE PESQUISAR NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: REFLEXÕES SOBRE DESAFIOS E NOVAS POSSIBILIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21618

Palavras-chave:

Inteligência Artificial. Pesquisa Qualitativa. Ética na Pesquisa.

Resumo

A integração da Inteligência Artificial (IA) no meio acadêmico tem impulsionado transformações significativas na maneira como o conhecimento é produzido, especialmente no contexto da pesquisa e da educação superior. Este artigo propõe uma análise crítica sobre os impactos da IA, em especial da Inteligência Artificial Generativa (IAG), na produção científica e na prática educativa, com base nas reflexões de Miriam Goldenberg em “A Arte de Pesquisar”. A partir de uma abordagem qualitativa, explorou-se como princípios clássicos da pesquisa científica dialogam com as possibilidades e os desafios trazidos pelas novas tecnologias. O estudo discute também a evolução histórica da IA, suas diferentes concepções, e destaca as tensões entre a objetividade algorítmica e a subjetividade exigida pela pesquisa qualitativa. Ferramentas como o ChatGPT e outras são analisadas quanto ao seu potencial de apoio ao ensino, sem ignorar os limites éticos e pedagógicos do seu uso. Concluiu-se que a IA pode ser uma aliada na ampliação do acesso e na personalização da aprendizagem, mas seu uso deve ser mediado por uma postura ética, responsável e crítica, que valorize a escuta, a empatia e o papel do educador como sujeito ativo na construção do saber.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Cordeiro Rodrigues, UNESA

Doutoranda em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e docente do Centro Universitário Inta (UNINTA), campus Itapipoca.Centro Universitário Inta (UNINTA). Lattes: http://lattes.cnpq.br/5432860935313428.

Sonia Regina Mendes dos Santos, UNESA

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA), na linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação nos Processos Educacionais. Líder do grupo de pesquisa Didática, Tecnologias e Docente.Universidade Estácio de Sá (UNESA) Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8896-9083. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6858518428711558.

Downloads

Publicado

2025-10-23

Como Citar

Rodrigues, R. C., & Santos, S. R. M. dos. (2025). A ARTE DE PESQUISAR NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: REFLEXÕES SOBRE DESAFIOS E NOVAS POSSIBILIDADES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 3969–3979. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21618