OS DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Érica Luana Gomes Pereira Veni Creator Christian University
  • Joelma de Fátima Silva Rodrigues Dantas Veni Creator Christian University
  • Flávio Carreiro de Santana Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21611

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Educação Básica. BNCC. Pensamento Complexo. Projeto Integrador.

Resumo

A interdisciplinaridade surge como uma abordagem essencial para a superação da fragmentação do conhecimento, fenômeno historicamente presente na educação tradicional. Este estudo analisa os desafios e estratégias de implementação da interdisciplinaridade na Educação Básica, considerando as perspectivas de autores como Edgar Morin, Paulo Freire, Ivani Fazenda, Cláudio Cavalcanti, Genebaldo Freire Dias e as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa contempla a análise de literatura e o diálogo de professores sobre a prática interdisciplinar, identificando barreiras epistemológicas, estruturais, formativas e culturais. Os resultados indicam que a interdisciplinaridade exige mudança de postura docente, planejamento coletivo, cooperação entre disciplinas e apoio institucional para superar a fragmentação do saber e promover uma aprendizagem contextualizada e significativa. Estratégias como projetos integradores, Temas Contemporâneos Transversais (TCTs), abordagem de temas geradores e educação ambiental interdisciplinar são apontadas como caminhos para consolidar a integração dos saberes. Conclui-se que a interdisciplinaridade é uma necessidade contemporânea, que amplia o pensamento crítico, fortalece a aprendizagem significativa e requer ação coordenada entre docentes, gestão escolar e políticas educacionais.

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Biografia do Autor

Érica Luana Gomes Pereira, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela VENI Creator Christian University. Pós-graduada em Metodologia do Ensino de Matemática - pela Faculdade do Maciço de Baturité.  Pós-graduada em Educação Básica. Licenciada em Pedagogia -pela Universidade Estadual da Paraíba. Licenciada em Matemática -pela Universidade Federal de Campina Grande. Atua como professora do Ensino Fundamental II da rede Municipal da Paraíba. 

Joelma de Fátima Silva Rodrigues Dantas, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela VENI Creator Christian University. Pós-graduada em Psicopedagogia pela FIP.Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú. Atua como Orientadora Educacional do Ensino Fundamental  da Rede Municipal da paraíba. Coordenadora Educacional da Rede Estadual da Paraíba. 

Flávio Carreiro de Santana, Veni Creator Christian University

Prof. Orientador do Mestrado em Ciências da Educação pela VENI Creator Christian University. Doutor em História pela Universidade de Coimbra.

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Publicado

2025-10-23

Como Citar

Pereira, Érica L. G., Dantas, J. de F. S. R., & Santana, F. C. de. (2025). OS DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 3879–3890. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21611