OS DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21611Palabras clave:
Interdisciplinaridade. Educação Básica. BNCC. Pensamento Complexo. Projeto Integrador.Resumen
A interdisciplinaridade surge como uma abordagem essencial para a superação da fragmentação do conhecimento, fenômeno historicamente presente na educação tradicional. Este estudo analisa os desafios e estratégias de implementação da interdisciplinaridade na Educação Básica, considerando as perspectivas de autores como Edgar Morin, Paulo Freire, Ivani Fazenda, Cláudio Cavalcanti, Genebaldo Freire Dias e as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa contempla a análise de literatura e o diálogo de professores sobre a prática interdisciplinar, identificando barreiras epistemológicas, estruturais, formativas e culturais. Os resultados indicam que a interdisciplinaridade exige mudança de postura docente, planejamento coletivo, cooperação entre disciplinas e apoio institucional para superar a fragmentação do saber e promover uma aprendizagem contextualizada e significativa. Estratégias como projetos integradores, Temas Contemporâneos Transversais (TCTs), abordagem de temas geradores e educação ambiental interdisciplinar são apontadas como caminhos para consolidar a integração dos saberes. Conclui-se que a interdisciplinaridade é uma necessidade contemporânea, que amplia o pensamento crítico, fortalece a aprendizagem significativa e requer ação coordenada entre docentes, gestão escolar e políticas educacionais.
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