RISPERIDONA VERSUS ARIPIPRAZOL NO TRATAMENTO DE SINTOMAS COMPORTAMENTAIS EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO NARRATIVA DE ESTUDOS RECENTES

Autores

  • Cláudio José Alves do Nascimento Universidade Federal do Ceará
  • Laura Ribeiro Iunes Universidade Federal de Mato Grosso
  • Crys Darlen Moreira Carvalho Centro Universitário UNINTA
  • Lilian Najara dos Reis Rodrigues Faculdade Focus
  • Anna Paula Piovezan Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21595

Palavras-chave:

Risperidona. Aripiprazol. TEA.

Resumo

Objetivo: comparar, com base em evidências publicadas entre 2020 e 2025, a eficácia clínica e o perfil de segurança/tolerabilidade da risperidona versus aripiprazol no manejo de sintomas comportamentais — irritabilidade, agressividade, autoagressão, hiperatividade, estereotipias e retraimento social — em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Métodos: revisão narrativa com estratégia sistemática em Medline, LILACS, PubMed e Google Acadêmico; inclusão de estudos pediátricos (4–18 anos), priorizando ensaios clínicos randomizados, revisões sistemáticas e meta-análises, com desfechos ABC-Irritability e CGI e monitorização de segurança metabólica/neurológica. Resultados: ambos os fármacos reduziram significativamente a irritabilidade e comportamentos disruptivos. A risperidona apresentou resposta mais rápida e maior robustez de evidência, porém maior carga metabólica (ganho ponderal 2,5–8,4 kg/6–12 meses, hiperprolactinemia, sedação). O aripiprazol mostrou eficácia comparável no curto/médio prazo, menor ganho de peso (≈1–3 kg), menor elevação de prolactina e melhor adesão, com acatisia inicial e efeitos gastrointestinais leves mais frequentes. Diretrizes recentes enfatizam monitorização laboratorial e papel potencial do Therapeutic Drug Monitoring. Conclusão: risperidona e aripiprazol são opções eficazes; a escolha deve ser individualizada por nível de suporte do TEA, idade, comorbidades e risco metabólico, integrada a intervenções psicossociais.

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Biografia do Autor

Cláudio José Alves do Nascimento, Universidade Federal do Ceará

Médico Pediatra; Pós-graduação em Neurologia Infantil (AFYA – Brasília); Doutorando em Ciências da Saúde. Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL/SC). Formação médica pela Universidade de Havana, diploma revalidado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE.

Laura Ribeiro Iunes, Universidade Federal de Mato Grosso

Médica; pós-graduação em Neurologia Infantil (IPEMED/AFYA-DF) e em Neurodesenvolvimento e seus Transtornos (Faculdade Focus). Graduação em Medicina pela Universidad Privada Franz Tamayo, revalidada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Crys Darlen Moreira Carvalho, Centro Universitário UNINTA

Acadêmica do curso de Medicina. Centro Universitário UNINTA – Tianguá/CE.

Lilian Najara dos Reis Rodrigues, Faculdade Focus

Médica; Residência em Pediatria (Universidade Estadual do Pará); pós-graduação em Neurologia Infantil (IPEMED/AFYA-DF) e em Neurodesenvolvimento e seus Transtornos (Faculdade Focus).

Anna Paula Piovezan, Universidade do Sul de Santa Catarina

Farmacêutica; Doutora em Farmacologia (UFSC, 2002); pós-doutorado em Bioquímica Farmacológica (William Harvey Research Institute, Queen Mary University of London, Reino Unido). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (Mestrado/Doutorado) da UNISUL (Conceito CAPES 5), responsável pela disciplina de Metodologia de Pesquisa. Coordenadora do Laboratório de Neurociências Experimental (LANEX). Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL/SC).

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Publicado

2025-10-20

Como Citar

Nascimento, C. J. A. do, Iunes, L. R., Carvalho, C. D. M., Rodrigues, L. N. dos R., & Piovezan, A. P. (2025). RISPERIDONA VERSUS ARIPIPRAZOL NO TRATAMENTO DE SINTOMAS COMPORTAMENTAIS EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA REVISÃO NARRATIVA DE ESTUDOS RECENTES . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 3263–3284. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21595