ÉTICA NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: DISCUSSÕES SOBRE TECNOLOGIAS SURGENTES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21591Palavras-chave:
Ética. Tecnologias surgentes. Educação científica. Práticas pedagógicas. formação crítica.Resumo
Este estudo investigou as questões éticas geradas pelo uso das tecnologias surgentes na educação científica, com o objetivo de compreender como essas tecnologias impactam a formação de cientistas e cidadãos críticos. A pesquisa teve como objetivo geral analisar as implicações éticas dessas tecnologias na educação científica e sugerir práticas pedagógicas para integrar a ética nesse contexto. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica, com análise de artigos, livros e outros materiais relevantes sobre ética, educação científica e tecnologias surgentes. Os resultados indicaram que, apesar dos benefícios das tecnologias surgentes para a educação, como a personalização do aprendizado e o aumento do acesso à informação, surgem desafios éticos significativos relacionados à privacidade, segurança de dados e desigualdade no acesso ao conhecimento. A análise revelou que a formação de futuros cientistas e cidadãos críticos depende da integração de discussões éticas no currículo de educação científica, incluindo o uso de metodologias como estudos de caso e debates sobre o impacto das tecnologias. As considerações finais apontaram para a relevância de capacitar educadores para lidar com as questões éticas associadas às tecnologias surgentes, além de sugerir que estudos sejam realizados para acompanhar a evolução dessas questões na prática educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY