PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU E STRICTO SENSU NA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ: ANÁLISE COMPARATIVA E PROPOSTA DE VALORIZAÇÃO ACADÊMICA À LUZ DA LEI Nº 5940/1969
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21562Palavras-chave:
Pós-Graduação. Polícia Militar do Paraná. Lei 5940/1969.Resumo
Este artigo realiza uma análise comparativa aprofundada entre as modalidades de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, investigando sua aplicação nos processos de valorização profissional na Polícia Militar do Paraná (PMPR). Partindo de uma revisão teórica das diferenças conceituais, estruturais e acadêmicas entre as modalidades, o estudo analisa criticamente o atual sistema de pontuação da PMPR, que as equipara, conforme aplicado nos processos de promoção regulados pela Lei nº 5940/1969. Por meio de uma metodologia qualitativa, de natureza descritiva e analítica, baseada em pesquisa bibliográfica e documental, demonstra-se a dissonância entre o esforço acadêmico demandado pelos cursos stricto sensu e a sua valoração institucional. Conclui-se que a equiparação pontual desincentiva a qualificação avançada e a produção científica. Propõe-se, portanto, a reformulação do sistema de pontuação, sugerindo a adoção de um modelo escalonado (9 pontos para doutorado, 6 para mestrado e manutenção dos 3 pontos para especialização) como forma de alinhar a PMPR às melhores práticas de gestão de pessoas e valorização do conhecimento, fortalecendo a capacitação técnica e a inovação institucional.
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