MODALIDADES E DESFECHOS DA VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA EM CENÁRIOS DE INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA AGUDA

Autores

  • Mirella de Almeida Barreto Menezes UNIFSM
  • Ubiraídys de Andrade Isidório UNIFSM
  • Kennedy Cristian Alves de Sousa UNIFSM
  • Marta Lígia Vieira Melo UNIFSM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21557

Palavras-chave:

Insuficiência Respiratória. Troca Gasosa Pulmonar. Ventilação Não Invasiva.

Resumo

A Insuficiência Respiratória Aguda (IRpA) caracteriza-se pela incapacidade do sistema respiratório em manter adequada oxigenação e/ou ventilação, comprometendo as trocas gasosas. Está associada a doenças como SDRA, pneumonia, edema e embolia pulmonar, podendo apresentar-se como insuficiência hipoxêmica (Tipo I) ou hipercápnica (Tipo II). De etiologia multifatorial, exige intervenções rápidas, e a Ventilação Não Invasiva (VNI) desponta como uma alternativa terapêutica promissora. Verificar na literatura os benefícios da ventilação não invasiva em pacientes com insuficiência respiratória aguda. Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases SciELO, BVS, PubMed e Google Acadêmico, utilizando os descritores: Insuficiência Respiratória, Sistema Respiratório e Ventilação Não Invasiva correlacionados através do operador AND. Incluem-se artigos completos, gratuitos e publicados entre 2020 e 2025, excluindo-se revisões de literatura e resumos. Dos 1670 estudos identificados, 18 foram selecionados para análise final. Evidenciou-se que a VNI reduz a necessidade de intubação, melhora os parâmetros gasométricos e diminui a mortalidade hospitalar, sendo o BiPAP mais eficaz em quadros de insuficiência respiratória hipercápnica e o CPAP em edema agudo de pulmão. Os achados confirmam que a VNI é uma estratégia segura e eficaz no manejo da IRpA, desde que haja monitorização rigorosa, interface adequada e titulação individualizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirella de Almeida Barreto Menezes, UNIFSM

Graduanda do curso de Fisioterapia pela Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), Cajazeiras, Paraíba.

Ubiraídys de Andrade Isidório, UNIFSM

Doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC, São Paulo pela Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), Cajazeiras, Paraíba. 

Kennedy Cristian Alves de Sousa, UNIFSM

Mestre em Ciências da Reabilitação pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), Rio de Janeiro pela Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), Cajazeiras, Paraíba.  

Marta Lígia Vieira Melo, UNIFSM

Orientadora. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), São Paulo. Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), Cajazeiras, Paraíba.

Downloads

Publicado

2025-10-18

Como Citar

Menezes, M. de A. B., Isidório, U. de A., Sousa, K. C. A. de, & Melo, M. L. V. (2025). MODALIDADES E DESFECHOS DA VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA EM CENÁRIOS DE INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA AGUDA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 3030–3043. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21557