MEDIAÇÃO E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR CONSTRUTIVO SOBRE OS CONFLITOS ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21536Palavras-chave:
Mediação. Conflitos escolares. Educação em direitos humanos.Resumo
O presente artigo traz o resultado de uma revisão bibliográfica com foco na análise de artigos científicos pré-selecionados, tendo como objetivos compreender a dinâmica dos conflitos nas escolas públicas brasileiras e aprofundar um olhar positivo sobre eles, além de investigar a eficácia da mediação como instrumento pacificador e garantidor de uma educação pautada em direitos humanos. Apesar da inevitabilidade das controvérsias na vida em sociedade, o conflito deve ser enxergado como oportunidade de crescimento e amadurecimento visando à paz social, sendo a mediação um instrumento hábil para trabalhar as diferenças e superá-las, evitando a geração de atos de violência e colaborando com um projeto educacional que visa à proteção dos direitos humanos. Após a análise de estudo de casos em escolas públicas do Estado do Ceará, em que foram implementados projetos de mediação de conflitos entre os anos de 2017 e 2019, constatou-se os benefícios trazidos pela prática da mediação. Os resultados da pesquisa revelam que a mediação é uma forma eficaz de resolução de conflitos no ambiente escolar e, se corretamente implementada, tem um papel relevante para pacificar as relações e propiciar uma educação de qualidade, livre de preconceitos e objetivando a formação de verdadeiros sujeitos de direito.
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