MEDIAÇÃO E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR CONSTRUTIVO SOBRE OS CONFLITOS ESCOLARES

Autores

  • Ana Paula Rangel da Silva Araújo Costa Instituto Federal Fluminense
  • Álisson de Almeida Santos Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21536

Palavras-chave:

Mediação. Conflitos escolares. Educação em direitos humanos.

Resumo

O presente artigo traz o resultado de uma revisão bibliográfica com foco na análise de artigos científicos pré-selecionados, tendo como objetivos compreender a dinâmica dos conflitos nas escolas públicas brasileiras e aprofundar um olhar positivo sobre eles, além de investigar a eficácia da mediação como instrumento pacificador e garantidor de uma educação pautada em direitos humanos. Apesar da inevitabilidade das controvérsias na vida em sociedade, o conflito deve ser enxergado como oportunidade de crescimento e amadurecimento visando à paz social, sendo a mediação um instrumento hábil para trabalhar as diferenças e superá-las, evitando a geração de atos de violência e colaborando com um projeto educacional que visa à proteção dos direitos humanos. Após a análise de estudo de casos em escolas públicas do Estado do Ceará, em que foram implementados projetos de mediação de conflitos entre os anos de 2017 e 2019, constatou-se os benefícios trazidos pela prática da mediação. Os resultados da pesquisa revelam que a mediação é uma forma eficaz de resolução de conflitos no ambiente escolar e, se corretamente implementada, tem um papel relevante para pacificar as relações e propiciar uma educação de qualidade, livre de preconceitos e objetivando a formação de verdadeiros sujeitos de direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Rangel da Silva Araújo Costa, Instituto Federal Fluminense

Bacharela em Direito. Especialista em Práticas Educacionais na Docência do século XXI pelo Instituto Federal Fluminense (IFFluminense).

Álisson de Almeida Santos, Instituto Federal Fluminense

Mestre em Direito pela UNIRIO. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela UFJF. Professor do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense). 

 

Downloads

Publicado

2025-10-18

Como Citar

Costa, A. P. R. da S. A., & Santos, Álisson de A. (2025). MEDIAÇÃO E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR CONSTRUTIVO SOBRE OS CONFLITOS ESCOLARES . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 2953–2974. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21536