INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS COMO EIXO ESTRUTURANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Deise Santana da Luz Universidade Chistian Business School
  • Aliana Daveli de Oliveira Universidade Chistian Business School
  • Sandra Maria Daveli Sampaio Universidade Chistian Business School
  • Vanessa Lins Lemos Universidade Chistian Business School
  • Iones Lucia da Silva Universidade São Luiz University
  • Diogenes José Gusmão Coutinho UFPE https://orcid.org/0000-0002-9230-3409

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21469

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil. Ludicidade. Currículo.

Resumo

A educação infantil é a etapa inicial do processo educativo, responsável por promover o desenvolvimento integral das crianças por meio do brincar e das interações sociais. Estudos de Piaget, Vygotsky e Wallon evidenciam que essas práticas favorecem a cognição, a socialização, a motricidade e a expressão emocional. Documentos como a BNCC e as DCNEI reforçam o brincar como eixo central das práticas pedagógicas, destacando a importância de ambientes lúdicos, seguros e inclusivos. O currículo deve articular experiências e saberes, valorizando a diversidade cultural e o protagonismo infantil. O papel do educador é essencial como mediador, planejando atividades intencionais que estimulem a autonomia, a criatividade e a cooperação. A formação docente contínua e a participação da família são fatores determinantes para a qualidade das práticas educativas. Assim, brincar e interagir constituem não apenas direitos fundamentais, mas também estratégias pedagógicas indispensáveis para um aprendizado significativo e para a formação cidadã.

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Biografia do Autor

Deise Santana da Luz, Universidade Chistian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Chistian Business School; Pós-graduada em Gestão Escolar, Orientação, Supervisão e Inspeção Escolar; Graduada em Pedagogia.

Aliana Daveli de Oliveira, Universidade Chistian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Chistian Business School; Licenciatura em Letras e Licenciatura em Pedagogia; Especialização em Metodologia e Didática no Ensino Superior; Especialização em Letras: Português e Literatura; Especialização em AEE – Atendimento Especializado e Salas de Recursos Multifuncionais. 

Sandra Maria Daveli Sampaio, Universidade Chistian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Chistian Business School; com Licenciatura em Matemática; Pedagogia e em Educação Especial; Especialista em Educação Matemática com ênfase em Matemática Financeira; Especialista em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção); Especialista em Pedagogia Empresarial, Educação Especial e Inclusão.

Vanessa Lins Lemos, Universidade Chistian Business School

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Chistian Business School, Graduada em Pedagogia. Especialista em Pedagogia Empresarial,Psicopedagogia Institucional e Orientação escolar.

Iones Lucia da Silva, Universidade São Luiz University

Mestre em Educação pela Universidade São Luiz University. 

Diogenes José Gusmão Coutinho, UFPE

Mestrado em Biologia – UFPE, Doutorado em Biologia – UFPE. https://orcid.org/0000-0002-9230-3409. 

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Publicado

2025-10-23

Como Citar

Luz, D. S. da, Oliveira, A. D. de, Sampaio, S. M. D., Lemos, V. L., Silva, I. L. da, & Coutinho, D. J. G. (2025). INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS COMO EIXO ESTRUTURANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 3867–3878. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21469