O IMPACTO DO DIVÓRCIO NOS ADOLESCENTES E SUAS DIFICULDADES EM SALA DE AULA

Autores

  • Antônio Zenon Antunes Teixeir Universidade Federal do Paraná
  • Wilma Freire Arriel Pereira UNIMAIS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21411

Palavras-chave:

Divórcio parental. Adolescência. Rendimento escolar. Acolhimento escolar. Coparentalidade.

Resumo

O presente estudo investiga o impacto do divórcio parental sobre adolescentes e suas repercussões no desempenho escolar e nas interações em sala de aula. Trata-se de pesquisa qualitativa e bibliográfica, que analisou literatura nacional e internacional nas áreas de psicologia, educação e direito, abordando aspectos emocionais, sociais e pedagógicos. Os resultados evidenciam que a qualidade da coparentalidade, a manutenção de vínculos afetivos com ambos os genitores e o acompanhamento socioemocional são determinantes para a adaptação emocional e o rendimento acadêmico dos adolescentes. Adicionalmente, destaca-se o papel da escola como espaço de acolhimento e mediação, capaz de promover práticas pedagógicas inclusivas, metodologias ativas e projetos interdisciplinares que favoreçam o protagonismo estudantil. A integração entre família, escola e políticas públicas surge como elemento essencial para garantir o desenvolvimento integral, prevenindo consequências negativas do divórcio e fortalecendo habilidades socioemocionais. Conclui-se que a atuação conjunta desses agentes contribui para a promoção de ambientes escolares mais inclusivos, saudáveis e favoráveis à aprendizagem, evidenciando a importância da formação docente em dimensões emocionais e sociais.

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Biografia do Autor

Antônio Zenon Antunes Teixeir, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Ciências Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Wilma Freire Arriel Pereira, UNIMAIS

Mestranda em Educação, Centro Universitário Mais (UNIMAIS).

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Publicado

2025-10-13

Como Citar

Teixeir, A. Z. A., & Pereira, W. F. A. (2025). O IMPACTO DO DIVÓRCIO NOS ADOLESCENTES E SUAS DIFICULDADES EM SALA DE AULA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 1769–1786. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21411