PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Maria Glória Nery da Silva Christian Business School
  • Neiva da Silva Nunes Christian Business School
  • Silvani de Souza Silva Christian Business School
  • Vania Luizete de Oliveira Sena Christian Business School
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Christian Business School https://orcid.org/0000-0002-9230-3409

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21400

Palavras-chave:

Inovação pedagógica. Escola pública. Metodologias ativas. Cultura digital. Avaliação formativa. Equidade educacional.

Resumo

Este artigo analisa criticamente as práticas pedagógicas inovadoras no contexto da escola pública brasileira, articulando fundamentos teóricos, políticas curriculares e experiências didático-metodológicas orientadas à equidade, à qualidade e à participação estudantil. Parte-se da compreensão de que inovação não se reduz à introdução de tecnologias, mas supõe transformação das relações de ensino e aprendizagem, da cultura escolar e dos processos avaliativos. Com base em referenciais como Freire, Vygotsky, Papert, Hattie, Darling-Hammond, Fullan, Perrenoud e autores nacionais e multilaterais, discute-se a centralidade das metodologias ativas, do currículo por competências delineado pela BNCC e da cultura digital para o desenvolvimento de aprendizagens significativas. Argumenta-se que a inovação, para ser sustentável na escola pública, requer formação docente continuada, gestão pedagógica colaborativa, avaliação formativa e políticas de suporte que enfrentem desigualdades estruturais. Ao final, propõem-se diretrizes de ação que integram princípios humanizadores, evidências de pesquisa e mediações tecnológicas contextualizadas. (FREIRE, 1996; VYGOTSKY, 1991; PAPERT, 1980; HATTIE, 2009; DARLING-HAMMOND, 2010; FULLAN, 2007; PERRENOUD, 2000; BRASIL, 2017).

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Biografia do Autor

Maria Glória Nery da Silva, Christian Business School

Mestranda em ciências da educação pela Christian Business School,graduada em pedagogia,especialista em necessidades especiais.

Neiva da Silva Nunes, Christian Business School

Graduação em pedagogia. (UNIFAP - Universidade federal do Amapá) Pós-graduação: gestão do trabalho pedagógico: gestão escolar, orientação escolar e supervisão escolar (Faculdade ATUAL - Amapá) Mestrando em Ciência da Educação (Christian Business School) Escola de atuação Everaldo da Silva Vasconcelos Júnior.

Silvani de Souza Silva, Christian Business School

Mestrando em Ciências da Educação Chiristian Business School, Pós História do Brasil Universidade Cândido Mendes, Graduação História - Universidade Estadual Vale do Acaraú. EMEB. Fernando Rodrigues do Carmo.

Vania Luizete de Oliveira Sena, Christian Business School

Mestranda em Ciências da Educação, (Christiian Business School) Pós- Graduação: História Social e Cultural da Amazônia (Unifap), Graduação: Licenciatura Plena e Bacharelado em História (Unifap) Escola Estadual Everaldo da Silva Vasconcelos Junior.

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Licenciatura em plena em ciências biológicas, doutor em biologia pela UFPE. Professor,orientador da Christian Business School,  https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.​

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Publicado

2025-10-07

Como Citar

Silva, M. G. N. da, Nunes, N. da S., Silva, S. de S., Sena, V. L. de O., & Coutinho, D. J. G. (2025). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 757–770. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21400