SABERES DOCENTES E SUA INFLUÊNCIA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COTIDIANAS

Autores

  • Maria Glória Nery da Silva Christian Business School
  • Neiva da Silva Nunes UNIFAP
  • Silvani de Souza Silva Christian Business School
  • Vania Luizete de Oliveira Sena Christian Business School
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Christian Business School https://orcid.org/0000-0002-9230-3409

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21399

Palavras-chave:

Saberes docentes. Prática pedagógica. Desenvolvimento profissional. Conhecimento pedagógico do conteúdo. Reflexividade docente.

Resumo

Este artigo analisa criticamente a centralidade dos saberes docentes na constituição das práticas pedagógicas cotidianas, compreendendo-os como um mosaico plural que articula conhecimentos da experiência, saberes disciplinares, curriculares, pedagógicos e contextuais, mobilizados de modo situado e reflexivo no interior da sala de aula e da escola. Sustenta-se que tais saberes, longe de serem apenas um acervo individual, ganham espessura histórica, política e ética no âmbito da profissão e das culturas escolares, repercutindo no planejamento, na mediação didática, na avaliação e na gestão da sala de aula. Tomam-se como referências as contribuições estruturantes de Tardif sobre a epistemologia da prática, de Shulman acerca do conhecimento pedagógico do conteúdo, de Perrenoud e Schön sobre a reflexividade profissional, de Nóvoa e Imbernón a respeito do desenvolvimento profissional e da identidade docente, bem como de Freire, Sacristán, Libâneo, Gauthier e colaboradores, Marcelo García, Zeichner e estudos de base empírica no campo. Argumenta-se que a qualidade do ensino depende da construção compartilhada desses saberes e da criação de condições institucionais para sua circulação e legitimação, apontando-se implicações para a formação inicial e continuada, para a organização curricular e para políticas escolares comprometidas com a aprendizagem e a justiça social. (TARDIF, 2012; SHULMAN, 1987; PERRENOUD, 2000; SCHÖN, 1983; NÓVOA, 1992; FREIRE, 1996; SACRISTÁN, 2000; GAUTHIER et al., 1998; LIBÂNEO, 1994; IMBERNÓN, 2000; GARCÍA, 1999; ZEICHNER, 1993).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Glória Nery da Silva, Christian Business School

Mestranda em ciências da educação pela Christian Business School,graduada em pedagogia,especialista em necessidades especiais.

Neiva da Silva Nunes, UNIFAP

Graduação em pedagogia. (UNIFAP - Universidade federal do Amapá) Pós-graduação: gestão do trabalho pedagógico: gestão escolar, orientação escolar e supervisão escolar (Faculdade ATUAL - Amapá) Mestrando em Ciência da Educação (Christian Business School), Escola de atuação Everaldo da Silva Vasconcelos Júnior.

Silvani de Souza Silva, Christian Business School

Mestrando em Ciências da Educação (Chiristian Business School) Pós História do Brasil. Universidade Cândido Mendes, Graduação História Universidade Estadual Vale do Acaraú EMEB. Fernando Rodrigues do Carmo.

Vania Luizete de Oliveira Sena, Christian Business School

Mestranda em Ciências da Educação Christiian Business School Pós-Graduação: História Social e Cultural da Amazônia (Unifap) Graduação: Licenciatura  Plena e Bacharelado em História (Unifap), Escola Estadual  Everaldo da Silva Vasconcelos Junior. 

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Licenciatura em plena em ciências biológicas,doutor em biologia pela UFPE. Professor,orientador da Christian Business School.  https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

Downloads

Publicado

2025-10-07

Como Citar

Silva, M. G. N. da, Nunes, N. da S., Silva, S. de S., Sena, V. L. de O., & Coutinho, D. J. G. (2025). SABERES DOCENTES E SUA INFLUÊNCIA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COTIDIANAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 792–806. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21399