SABERES DOCENTES E SUA INFLUÊNCIA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COTIDIANAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21399Palavras-chave:
Saberes docentes. Prática pedagógica. Desenvolvimento profissional. Conhecimento pedagógico do conteúdo. Reflexividade docente.Resumo
Este artigo analisa criticamente a centralidade dos saberes docentes na constituição das práticas pedagógicas cotidianas, compreendendo-os como um mosaico plural que articula conhecimentos da experiência, saberes disciplinares, curriculares, pedagógicos e contextuais, mobilizados de modo situado e reflexivo no interior da sala de aula e da escola. Sustenta-se que tais saberes, longe de serem apenas um acervo individual, ganham espessura histórica, política e ética no âmbito da profissão e das culturas escolares, repercutindo no planejamento, na mediação didática, na avaliação e na gestão da sala de aula. Tomam-se como referências as contribuições estruturantes de Tardif sobre a epistemologia da prática, de Shulman acerca do conhecimento pedagógico do conteúdo, de Perrenoud e Schön sobre a reflexividade profissional, de Nóvoa e Imbernón a respeito do desenvolvimento profissional e da identidade docente, bem como de Freire, Sacristán, Libâneo, Gauthier e colaboradores, Marcelo García, Zeichner e estudos de base empírica no campo. Argumenta-se que a qualidade do ensino depende da construção compartilhada desses saberes e da criação de condições institucionais para sua circulação e legitimação, apontando-se implicações para a formação inicial e continuada, para a organização curricular e para políticas escolares comprometidas com a aprendizagem e a justiça social. (TARDIF, 2012; SHULMAN, 1987; PERRENOUD, 2000; SCHÖN, 1983; NÓVOA, 1992; FREIRE, 1996; SACRISTÁN, 2000; GAUTHIER et al., 1998; LIBÂNEO, 1994; IMBERNÓN, 2000; GARCÍA, 1999; ZEICHNER, 1993).
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