EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO À DENGUE: UMA REVISÃO NARRATIVA NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Autores

  • Samara Mylena Santos do Norte UNIG
  • Karen Cristina de Jesus Silva UNIG
  • Maria Eduarda Freitas Gomes dos Santos UNIG
  • Anna Caroline da Costa Nascimento UNIG
  • Wanderson Alves Ribeiro UNIG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21341

Palavras-chave:

Dengue. Atenção Primária à Saúde. Educação em Enfermagem. Promoção da Saúde.

Resumo

A dengue é uma arbovirose de caráter sistêmico e febril, que pode evoluir para formas graves e potencialmente fatais. No Brasil, sua ocorrência é contínua e mais intensa em períodos sazonais, como o verão e a estação chuvosa, refletindo a vulnerabilidade climática típica de países tropicais e subtropicais. Diante de sua elevada incidência e impacto epidemiológico, a dengue constitui um dos principais problemas de saúde pública no país. O objetivo desta revisão narrativa foi informar a população sobre a relevância do conhecimento relacionado aos sinais e sintomas, às formas de transmissão e às medidas de prevenção da doença, além de destacar a atuação da enfermagem na assistência e promoção da saúde no âmbito da atenção primária. Os resultados da análise demonstraram que a educação em saúde é um componente indispensável no enfrentamento da dengue, especialmente no cenário da atenção primária, em que o enfermeiro ocupa posição estratégica para orientar a comunidade, apoiar o diagnóstico precoce e incentivar práticas preventivas. As ações educativas, desenvolvidas de forma individual ou coletiva e em parceria com a equipe multiprofissional, contribuem para o fortalecimento da conscientização comunitária, favorecendo o controle do vetor e estimulando mudanças de hábitos cotidianos. Dessa forma, conclui-se que a atuação da enfermagem, aliada a políticas públicas consistentes, representa um eixo central na redução da incidência e no combate às complicações decorrentes da dengue, consolidando a atenção primária como espaço privilegiado para promoção da saúde e prevenção de agravos.

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Biografia do Autor

Samara Mylena Santos do Norte, UNIG

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG).

Karen Cristina de Jesus Silva, UNIG

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG).

Maria Eduarda Freitas Gomes dos Santos, UNIG

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG).

Anna Caroline da Costa Nascimento, UNIG

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG).

Wanderson Alves Ribeiro, UNIG

Enfermeiro; Mestre, Doutor e Pós-doutorando pelo Programa em Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS/EEAAC – UFF). Docente nos cursos de graduação em Enfermagem; Pós-graduação Lato sensu e Stricto sensu no Mestrado em Vigilância em Saúde na Universidade Iguaçu (UNIG).

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Publicado

2025-10-18

Como Citar

Norte, S. M. S. do, Silva, K. C. de J., Santos, M. E. F. G. dos, Nascimento, A. C. da C., & Ribeiro, W. A. (2025). EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO À DENGUE: UMA REVISÃO NARRATIVA NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 3013–3029. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21341