TREINAMENTOS DO BPEC E A CONSTRUÇÃO DA SEGURANÇA ESCOLAR: IMPACTOS E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21323Palavras-chave:
Violência nas escolas. Massacres. Agressor Ativo. Treinamento.Resumo
Esse artigo buscou analisar as percepções de professores e funcionários de escolas estaduais atendidas pelo 2º Pelotão da 5ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), da Polícia Militar do Paraná, acerca dos treinamentos de segurança escolar voltados para situações de agressor ativo. O estudo fundamenta-se na relevância crescente da temática da segurança em instituições de ensino, considerando o aumento de ataques registrados no Brasil e no mundo. A metodologia utilizada caracterizou-se como pesquisa descritiva e quantitativa, realizada por meio de questionário estruturado via Google Forms, aplicado após a realização dos treinamentos. O instrumento contou com 16 questões de múltipla escolha e escalas de avaliação, obtendo um total de 69 respostas válidas. Os resultados indicaram ampla aprovação dos conteúdos ministrados, com destaque para a aplicabilidade dos protocolos “Corra, Esconda-se ou Lute”, a importância da técnica de barricada e a percepção de maior segurança no ambiente escolar após a capacitação. Além disso, verificou-se elevada aceitação da periodicidade dos treinamentos e a valorização da parceria entre Polícia Militar e instituições de ensino. Conclui-se que os treinamentos promovidos pelo BPEC se mostraram eficazes, fortalecendo a confiança da comunidade escolar e demonstrando a necessidade de políticas públicas permanentes de prevenção e preparação para situações críticas.
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