TREINAMENTOS DO BPEC E A CONSTRUÇÃO DA SEGURANÇA ESCOLAR: IMPACTOS E PERSPECTIVAS

Autores/as

  • Elysson Leonty dos Passos UNINA
  • Jennifer Cristina Kovalski UNINA
  • Elieser Augusto Machulek UNINA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21323

Palabras clave:

Violência nas escolas. Massacres. Agressor Ativo. Treinamento.

Resumen

Esse artigo buscou analisar as percepções de professores e funcionários de escolas estaduais atendidas pelo 2º Pelotão da 5ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), da Polícia Militar do Paraná, acerca dos treinamentos de segurança escolar voltados para situações de agressor ativo. O estudo fundamenta-se na relevância crescente da temática da segurança em instituições de ensino, considerando o aumento de ataques registrados no Brasil e no mundo. A metodologia utilizada caracterizou-se como pesquisa descritiva e quantitativa, realizada por meio de questionário estruturado via Google Forms, aplicado após a realização dos treinamentos. O instrumento contou com 16 questões de múltipla escolha e escalas de avaliação, obtendo um total de 69 respostas válidas. Os resultados indicaram ampla aprovação dos conteúdos ministrados, com destaque para a aplicabilidade dos protocolos “Corra, Esconda-se ou Lute”, a importância da técnica de barricada e a percepção de maior segurança no ambiente escolar após a capacitação. Além disso, verificou-se elevada aceitação da periodicidade dos treinamentos e a valorização da parceria entre Polícia Militar e instituições de ensino. Conclui-se que os treinamentos promovidos pelo BPEC se mostraram eficazes, fortalecendo a confiança da comunidade escolar e demonstrando a necessidade de políticas públicas permanentes de prevenção e preparação para situações críticas.

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Biografía del autor/a

Elysson Leonty dos Passos, UNINA

Pós-Graduado em Direito Militar pela UNINA. Pós-Graduado em Educação Especial: Atendimento às Necessidades Especiais pela UNIVALE, Pós-Graduado em Docência no Ensino Superior pela UNIVALE. Pós-Graduado em Segurança Pública pela UNINA. Graduado em Licenciatura em Matemática pela UEPG.

Jennifer Cristina Kovalski, UNINA

Pós-Graduada em Direito Militar pela UNINA. Pós-Graduada em Controladoria de Finanças pela UNICENTRO, Pós-Graduada em Segurança Pública pela UNINA. Graduada em Bacharelado em Ciências Contábeis pela UNICENTRO.

Elieser Augusto Machulek, UNINA

Pós-Graduado em Polícia Comunitária pela FACUMINAS. Pós-Graduado em Segurança Pública pela UNINA, Pós-Graduado em Direito Militar pela UNINA, Pós-Graduado em Inteligência Policial pela FACUMINAS. Graduado em Licenciatura no Curso de Letras - Habilitação em Espanhol pela UNICENTRO.

Publicado

2025-10-04

Cómo citar

Passos, E. L. dos, Kovalski, J. C., & Machulek, E. A. (2025). TREINAMENTOS DO BPEC E A CONSTRUÇÃO DA SEGURANÇA ESCOLAR: IMPACTOS E PERSPECTIVAS . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 535–551. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21323