O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA MEDIAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICAS DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21318Palavras-chave:
Coordenação pedagógica. Mediação. Currículo. Avaliação formativa. Desenvolvimento docente.Resumo
A mediação entre teoria e prática empreendida pelo coordenador pedagógico é um trabalho formativo e político que reconfigura o cotidiano da escola ao articular fundamentos, currículo, avaliação e desenvolvimento profissional em dispositivos concretos — planejamento colaborativo, observação de aulas, devolutiva criteriosa, comunidades de prática e pesquisa-ação — que convertem conceitos em decisões didáticas situadas e, no movimento inverso, fazem a experiência produzir conhecimento comunicável que retroalimenta o Projeto Político-Pedagógico (PPP) e a cultura profissional, com foco em equidade e qualidade (LÜCK, 2010; PLACCO; ALMEIDA, 2016; LIBÂNEO, 2004; PERRENOUD, 2000; SCHÖN, 2000). Sustenta-se que tal liderança requer reconhecer a pluralidade dos saberes docentes e instituir rotinas de estudo e acompanhamento capazes de tornar públicas as razões pedagógicas de cada escolha, articulando critérios de qualidade e evidências de aprendizagem numa racionalidade prática reflexiva comprometida com direitos educacionais e com a justiça social como horizonte do trabalho escolar (TARDIF, 2018; FREIRE, 1996; SAVIANI, 2008; VEIGA, 2013; CANDAU, 2009).
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