O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA MEDIAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICAS DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21318

Palavras-chave:

Coordenação pedagógica. Mediação. Currículo. Avaliação formativa. Desenvolvimento docente.

Resumo

A mediação entre teoria e prática empreendida pelo coordenador pedagógico é um trabalho formativo e político que reconfigura o cotidiano da escola ao articular fundamentos, currículo, avaliação e desenvolvimento profissional em dispositivos concretos — planejamento colaborativo, observação de aulas, devolutiva criteriosa, comunidades de prática e pesquisa-ação — que convertem conceitos em decisões didáticas situadas e, no movimento inverso, fazem a experiência produzir conhecimento comunicável que retroalimenta o Projeto Político-Pedagógico (PPP) e a cultura profissional, com foco em equidade e qualidade (LÜCK, 2010; PLACCO; ALMEIDA, 2016; LIBÂNEO, 2004; PERRENOUD, 2000; SCHÖN, 2000). Sustenta-se que tal liderança requer reconhecer a pluralidade dos saberes docentes e instituir rotinas de estudo e acompanhamento capazes de tornar públicas as razões pedagógicas de cada escolha, articulando critérios de qualidade e evidências de aprendizagem numa racionalidade prática reflexiva comprometida com direitos educacionais e com a justiça social como horizonte do trabalho escolar (TARDIF, 2018; FREIRE, 1996; SAVIANI, 2008; VEIGA, 2013; CANDAU, 2009).

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Biografia do Autor

Poliana Teodoro de Jesus, Must University

Mestre em Tecnologias emergentes pela Must university, doutoranda pela Christian Business School e especialista em áreas afins, graduada em pedagogia.

Diogenes José Gusmão Coutinho, UFPE

Licenciatura em plena em ciências biológicas. Doutor em biologia pela UFPE. Professor, orientador da Christian Business School. https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

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Publicado

2025-10-03

Como Citar

Jesus, P. T. de, & Coutinho, D. J. G. (2025). O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA MEDIAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICAS DOCENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 394–406. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21318