DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: POLÍTICAS PÚBLICAS, FORMAÇÃO DOCENTE E USO DE TECNOLOGIAS NO CONTEXTO ESCOLAR BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21316Palavras-chave:
Educação Inclusiva. Formação docente. Tecnologias educacionais. Educação Especial.Resumo
A Educação Inclusiva é um princípio central da política educacional brasileira, respaldado por legislações nacionais e internacionais. No entanto, sua implementação enfrenta desafios significativos, especialmente na formação docente e no uso de tecnologias educacionais para estudantes da Educação Especial. Este estudo qualitativo, exploratório-descritivo, analisou as dificuldades de 37 professores de escolas públicas e privadas de Biguaçu (SC) na inclusão escolar, com foco no uso de recursos tecnológicos. Os dados, tratados por meio da análise de conteúdo de Bardin, indicam que, embora educadores utilizem ferramentas digitais como redes sociais, Google Forms e jogos educativos, persistem lacunas em materiais adaptados, capacitação em tecnologias assistivas e apoio institucional. Conclui-se que, apesar dos avanços legais, a inclusão escolar permanece limitada por barreiras estruturais, pedagógicas e atitudinais, reforçando a necessidade de políticas públicas que fortaleçam a formação docente continuada e assegurem o acesso a tecnologias inclusivas.
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