O ENSINO DE HISTÓRIA PARA ALUNOS SURDOS NO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE E NA ABORDAGEM DE TEMAS COMPLEXOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21288Palavras-chave:
Educação inclusiva. Libras. Acessibilidade pedagógica. Currículo escolar. Formação crítica.Resumo
O estudo, desenvolvido no mestrado em Educação da UniCarioca, teve como foco compreender os desafios e as possibilidades do ensino de História para alunos surdos no Ensino Médio, a partir da perspectiva da educação inclusiva. A análise evidencia que, apesar dos avanços legais conquistados nas últimas décadas, como o reconhecimento da Libras e a consolidação da Lei Brasileira de Inclusão, a efetivação dessas políticas no cotidiano escolar ainda encontra obstáculos significativos. Entre os principais entraves estão as lacunas na formação inicial e continuada dos professores, a ausência de preparo para o uso de metodologias visuais e bilíngues, a falta de recursos pedagógicos acessíveis e a oferta limitada de intérpretes de Libras nas escolas. O trabalho aponta que a promoção de uma educação inclusiva exige não apenas adaptações pontuais, mas a transformação das práticas pedagógicas, de modo a valorizar a diversidade linguística e cultural da comunidade surda. Para isso, torna-se fundamental o fortalecimento de políticas públicas que assegurem a formação docente, a ampliação de tecnologias assistivas e a construção de um ambiente escolar democrático, acessível e comprometido com a equidade.
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