O LUGAR DOS SABERES LOCAIS EM MOÇAMBIQUE NA VIRADA PARADIGMÁTICA ENTRE A MODERNIDADE, PÓS-MODERNIDADE E HIPERMODERNIDADE: UMA ANÁLISE CENTRADA NOS RITOS DE INICIAÇÃO

Autores

  • Anabela Amade Mulapo Universidade são Tomás de Moçambique
  • Apolónia Marília Cláudia António Seifana Universidade São Tomás de Moçambique
  • Manuel Pastor Francisco Conjo Universidade Federal de Viçosa-UFV

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21159

Palavras-chave:

Moçambique. Modernidade. Ritos de Iniciação. Saberes Locais.

Resumo

Neste artigo analisamos o papel dos saberes locais, com foco nos ritos de iniciação, em Moçambique, considerando a evolução paradigmática da modernidade, pós-modernidade e hipermodernidade. Exploramos como os saberes locais foram marginalizados na modernidade, ressurgindo na pós-modernidade, e se exageraram na hipermodernidade. Para atingir nosso objectivo, por meio de uma metodologia de pesquisa bibliográfica, suportada pelas técnicas de hermenêutica textual e análise comparativa, examinamos o contexto actual de Moçambique nesse espectro paradigmático, destacando que o país não adoptou completamente a modernidade, enfrentando uma coexistência complexa de valores em áreas urbanas e rurais. Os resultados revelaram que as áreas urbanas demonstram traços hipermodernos, com busca por marcas, consumo estetizado e valores de hipermodernidade. Nas áreas rurais, os valores tradicionais persistem, mas são desafiados pela modernização e urbanização. Concluímos que Moçambique está em um momento crucial de sua trajectória paradigmática, enfrentando desafios na preservação dos ritos de iniciação. Recomendamos um equilíbrio entre a promoção dos saberes locais e a adaptação às influências modernas, envolvendo a comunidade e pesquisadores no diálogo contínuo. É essencial valorizar e preservar a rica herança cultural moçambicana no contexto contemporâneo, promovendo a harmonia entre saberes locais e conhecimento moderno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anabela Amade Mulapo, Universidade são Tomás de Moçambique

Doutora em Ética Empresarial, Docente universitária e coordenadora dos cursos de doutoramento em Gestão de Empresa Informação de Formação e   decência   Universidade são Tomás de Moçambique.

Apolónia Marília Cláudia António Seifana, Universidade São Tomás de Moçambique

Doutorada em Ética das Organizações/ Docente universitária e Coordenadora do Curso de Administração Pública, Universidade São Tomás de Moçambique/Instituição Universidade Técnica de Moçambique (UDM); Instituto Superior de Formação, Investigação e Ciência (ISFIC).

Manuel Pastor Francisco Conjo, Universidade Federal de Viçosa-UFV

Doutor em Ciência Florestal – Meio Ambiente e Conservação da Natureza, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Brasil  Tese: Ocorrências de Incêndios Florestais na Região Sul de Moçambique Mestre em Gestão Ambiental, Universidade Pedagógica (UP), Maputo Dissertação: Problemas Ambientais no Município da Manhiça – Sistema de Ações para Mitigação Licenciatura e Bacharelado em Ensino de Geografia, UP, Maputo Técnico Superior em Higiene, Segurança no Trabalho e Ambiente, ENSINE Pesquisador e Docente Universitário vinculado à Direção Científica, Universidade São Tomás de Moçambique (USTM) Formador em Pesquisa e Investigação Científica, USTM, Capacitando Docentes e estudantes no desenho metodológico, execução de investigação e produção científica de qualidade. 

Downloads

Publicado

2025-09-25

Como Citar

Mulapo, A. A., Seifana, A. M. C. A., & Conjo, M. P. F. (2025). O LUGAR DOS SABERES LOCAIS EM MOÇAMBIQUE NA VIRADA PARADIGMÁTICA ENTRE A MODERNIDADE, PÓS-MODERNIDADE E HIPERMODERNIDADE: UMA ANÁLISE CENTRADA NOS RITOS DE INICIAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 3429–3446. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21159