NEUROCIÊNCIAS E INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS NEURODIVERGENTES

Autores

  • Ana Cláudia dos Santos Barão Faculdade Futura
  • Suéllen Danúbia da Silva Faculdade Futura
  • Elimeire Alves de Oliveira Faculdade Futura
  • Ijosiel  Menddes Faculdade Futura
  • Melka Carolina Faria Catelan Faculdade Futura

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21138

Palavras-chave:

Neuroeducação. Neurociência e aprendizagem. Heterogeneidade escolar.

Resumo

O aumento no número de matrículas de crianças neurodivergentes na rede regular de ensino tem tornado a sala de aula um ambiente cada vez mais heterogêneo. O presente estudo objetiva analisar como os princípios neurocientíficos podem subsidiar práticas inclusivas eficazes em sala de aula, com ênfase na neuroplasticidade e funções cognitivas. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica qualitativa, com análise de materiais acadêmicos relevantes, publicados principalmente nos últimos cinco anos (2020-2025). Os resultados corroboram a relevância do conhecimento neurocientífico para compreender diferentes formas de aprendizagem apresentadas pelas crianças, bem como para planejar a aprendizagem de forma a respeitar a diversidade existente. Dessa forma, este estudo evidencia que as formas de planejar o ensino precisam incluir adaptação curricular, personalização de estratégias pedagógicas e diversificação nas metodologias de ensino, a fim de estimular os sentidos e as emoções dos alunos, atingindo diversas áreas cerebrais, fortalecendo conexões nervosas existentes e criando novas conexões, possibilitando assim a aprendizagem de todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia dos Santos Barão, Faculdade Futura

Docente da Faculdade Futura de Votuporanga. Graduada em Ciências Biológicas (UNIFEV). Graduada em Pedagogia (ISEED-FAVED). Especialista em Neurociência e Aprendizagem (ÚNICA). Especialista em Atendimento Educacional Especializado (IPEMIG). Mestre em Biologia Animal (UNESP).

Suéllen Danúbia da Silva, Faculdade Futura

Docente da Faculdade Futura de Votuporanga. Graduada em Ciências Contábeis (UNIFEV), Graduada em Administração pela Faculdade Futura, Especialista em Administração Estratégica com ênfase em Marketing e Gestão de Recursos Humanos (UNILAGO), Mestrado em Administração (UNIMEP).

Elimeire Alves de Oliveira, Faculdade Futura

Docente e Coordenadora no Curso de Pedagogia na Faculdade Futura. Graduada em Direito (UNIFEV). Graduada em Pedagogia (Faculdade de Antônio Augusto Reis Neves). Graduada em Letras (UNIFEV)Especialista em Gestão Escolar (UNICAMP). Mestre em Ensino e Processos Formativos (UNESP).

Ijosiel  Menddes, Faculdade Futura

Docente da Faculdade Futura de Votuporanga. Graduado em Matemática. (UNIFEV). Especialista em Matemática (UNICAMP). Especialista em Matemática no Ensino Médio (UFSCAR). Mestrado em Matemática (UNESP).

Melka Carolina Faria Catelan, Faculdade Futura

Docente da Faculdade Futura de Votuporanga e coordenadora de área na secretaria estadual da educação do estado de São Paulo. Graduada em Matemática (UNESP). Graduada em Pedagogia (Centro de Educação Continuada). Mestre em Matemática (UNESP).

Downloads

Publicado

2025-09-23

Como Citar

Barão, A. C. dos S., Silva, S. D. da, Oliveira, E. A. de, Menddes, I., & Catelan, M. C. F. (2025). NEUROCIÊNCIAS E INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS NEURODIVERGENTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 3063–3071. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21138