O PAPEL DOS INTÉRPRETES DE LIBRAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21013Palavras-chave:
Libras. Intérprete educacional. Educação inclusiva.Resumo
Esse artigo buscou analisar o papel dos intérpretes de Libras no processo de aprendizagem de alunos surdos, enfatizando sua relevância para a efetivação da educação inclusiva. O estudo, de caráter qualitativo e bibliográfico, foi realizado a partir da análise de legislações, documentos oficiais e produções científicas que discutem a educação de surdos, a Libras e a formação e atuação dos intérpretes no espaço escolar. Os resultados mostraram que a presença do intérprete garante acessibilidade linguística e contribui para a construção de um ambiente escolar mais democrático, possibilitando a participação efetiva dos estudantes surdos no processo educativo. Também foi identificado que a atuação desse profissional vai além da tradução literal, exigindo sensibilidade cultural e pedagógica, além de colaboração com professores e gestores escolares. Entretanto, desafios como a sobrecarga de trabalho, a falta de regulamentação clara e a insuficiência de programas de formação continuada ainda limitam a efetividade da prática. Conclui-se que a valorização e a qualificação dos intérpretes são condições indispensáveis para assegurar o direito à aprendizagem dos alunos surdos, fortalecendo sua autonomia, identidade cultural e cidadania.
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