INCLUSÃO SOCIAL POR MEIO DO ESPORTE

Autores

  • Matheus da Silva Barbosa UNIPLAN
  • Luckyan da Silva Monteiro UNIPLAN
  • Romário Nascimento Miranda UNIPLAN
  • Jotonio Marinho Machado Junior UNIPLAN
  • Halline Cardoso Jurema UNIPLAN https://orcid.org/0000-0001-9865-3285

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20983

Palavras-chave:

Inclusão Social. Esporte. Educação Física.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar como o esporte pode ser utilizado como instrumento de inclusão social em diferentes contextos, especialmente entre populações em situação de vulnerabilidade. Para tanto, realizou-se uma revisão narrativa da literatura, de caráter descritivo e exploratório, fundamentada na análise de artigos científicos publicados entre 2015 e 2025 e disponíveis em bases de dados nacionais. O processo de seleção considerou como critérios a pertinência temática, a gratuidade e a disponibilidade integral dos textos, resultando em 37 estudos identificados, dos quais 5 foram incluídos na análise final. Os resultados evidenciaram que o esporte contribui significativamente para a promoção da socialização, da autoestima, da autonomia e do fortalecimento de vínculos comunitários. Além disso, mostrou-se eficaz na inclusão de pessoas com deficiência, na redução de estigmas sociais e na promoção de comportamentos saudáveis. Destacou-se também o papel central do profissional de Educação Física, cuja atuação pedagógica favorece a criação de ambientes inclusivos, e a relevância de políticas públicas que ampliem o acesso às práticas esportivas. Conclui-se que o esporte, quando articulado a práticas pedagógicas inclusivas e políticas consistentes, configura-se como uma poderosa ferramenta de transformação social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus da Silva Barbosa, UNIPLAN

Graduando do curso de Educação Física, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN).

Luckyan da Silva Monteiro, UNIPLAN

Graduando do curso de Educação Física, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN).  

Romário Nascimento Miranda, UNIPLAN

Graduando do curso de Educação Física, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN). 

Jotonio Marinho Machado Junior, UNIPLAN

Graduando do curso de Educação Física, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN). 

Halline Cardoso Jurema, UNIPLAN

Orientadora. Enfermeira pela Universidade de Gurupi (UnirG). Mestra em Biotecnologia (UFT). Docente do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN).

 

Downloads

Publicado

2025-09-16

Como Citar

Barbosa, M. da S., Monteiro, L. da S., Miranda, R. N., Machado Junior, J. M., & Jurema, H. C. (2025). INCLUSÃO SOCIAL POR MEIO DO ESPORTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 2315–2322. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20983