A GEOGRAFIA COMO EIXO INTEGRADOR: REFLEXÕES E PROPOSTAS INTERDISCIPLINARES NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Eduarda Stockmann Veni Creator Christian University
  • Flávio Carreiro de Santana NUPEHL/UEPB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20977

Palavras-chave:

Geografia escolar. Interdisciplinaridade. Práticas pedagógicas. Ensino crítico. Educação e cidadania.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o papel da Geografia como campo de conexão entre saberes, destacando sua relevância no desenvolvimento de práticas pedagógicas interdisciplinares. A partir de uma abordagem crítica, fundamentada em autores como Milton Santos, Yves Lacoste e Antonio Carlos Robert Moraes, a pesquisa discute as interfaces da Geografia com áreas como História, Ciências, Sociologia e Matemática. São apresentadas propostas de práticas interdisciplinares baseadas em temas como urbanização, sustentabilidade, mudanças climáticas e globalização, evidenciando o potencial transformador do ensino geográfico. A construção de saberes integrados favorece uma educação significativa, crítica e voltada à cidadania. O estudo conclui que a interdisciplinaridade, ancorada na Geografia, não apenas fortalece a aprendizagem, mas também contribui para a formação de sujeitos mais conscientes de seu papel no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduarda Stockmann, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Flávio Carreiro de Santana, NUPEHL/UEPB

Graduado em História pela Universidade Estadual da Paraíba (2003), Especialização em História do Brasil pela Universidade Estadual da Paraíba (2004), mestrado em  Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2007) e Doutorado  na  área  de  História  e  Arqueologia  pela  Universidade  de  Coimbra -Portugal  (2014).  Membro investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em História Local (NUPEHL/UEPB).

Downloads

Publicado

2025-09-12

Como Citar

Stockmann, E., & Santana, F. C. de. (2025). A GEOGRAFIA COMO EIXO INTEGRADOR: REFLEXÕES E PROPOSTAS INTERDISCIPLINARES NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 1803–1814. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20977