A GEOGRAFIA COMO EIXO INTEGRADOR: REFLEXÕES E PROPOSTAS INTERDISCIPLINARES NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores/as

  • Eduarda Stockmann Veni Creator Christian University
  • Flávio Carreiro de Santana NUPEHL/UEPB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20977

Palabras clave:

Geografia escolar. Interdisciplinaridade. Práticas pedagógicas. Ensino crítico. Educação e cidadania.

Resumen

Este trabalho tem como objetivo analisar o papel da Geografia como campo de conexão entre saberes, destacando sua relevância no desenvolvimento de práticas pedagógicas interdisciplinares. A partir de uma abordagem crítica, fundamentada em autores como Milton Santos, Yves Lacoste e Antonio Carlos Robert Moraes, a pesquisa discute as interfaces da Geografia com áreas como História, Ciências, Sociologia e Matemática. São apresentadas propostas de práticas interdisciplinares baseadas em temas como urbanização, sustentabilidade, mudanças climáticas e globalização, evidenciando o potencial transformador do ensino geográfico. A construção de saberes integrados favorece uma educação significativa, crítica e voltada à cidadania. O estudo conclui que a interdisciplinaridade, ancorada na Geografia, não apenas fortalece a aprendizagem, mas também contribui para a formação de sujeitos mais conscientes de seu papel no mundo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eduarda Stockmann, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Flávio Carreiro de Santana, NUPEHL/UEPB

Graduado em História pela Universidade Estadual da Paraíba (2003), Especialização em História do Brasil pela Universidade Estadual da Paraíba (2004), mestrado em  Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2007) e Doutorado  na  área  de  História  e  Arqueologia  pela  Universidade  de  Coimbra -Portugal  (2014).  Membro investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em História Local (NUPEHL/UEPB).

Publicado

2025-09-12

Cómo citar

Stockmann, E., & Santana, F. C. de. (2025). A GEOGRAFIA COMO EIXO INTEGRADOR: REFLEXÕES E PROPOSTAS INTERDISCIPLINARES NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 1803–1814. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20977