A GEOGRAFIA COMO EIXO INTEGRADOR: REFLEXÕES E PROPOSTAS INTERDISCIPLINARES NO CONTEXTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20977Palabras clave:
Geografia escolar. Interdisciplinaridade. Práticas pedagógicas. Ensino crítico. Educação e cidadania.Resumen
Este trabalho tem como objetivo analisar o papel da Geografia como campo de conexão entre saberes, destacando sua relevância no desenvolvimento de práticas pedagógicas interdisciplinares. A partir de uma abordagem crítica, fundamentada em autores como Milton Santos, Yves Lacoste e Antonio Carlos Robert Moraes, a pesquisa discute as interfaces da Geografia com áreas como História, Ciências, Sociologia e Matemática. São apresentadas propostas de práticas interdisciplinares baseadas em temas como urbanização, sustentabilidade, mudanças climáticas e globalização, evidenciando o potencial transformador do ensino geográfico. A construção de saberes integrados favorece uma educação significativa, crítica e voltada à cidadania. O estudo conclui que a interdisciplinaridade, ancorada na Geografia, não apenas fortalece a aprendizagem, mas também contribui para a formação de sujeitos mais conscientes de seu papel no mundo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY