A DESCONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA FEMININA E O USO DE GASLIGHTING NO CONTEXTO DE DIVÓRCIO

Autores

  • Amanda Antunes Maciel Instituto de Graduação e Pós-Graduação de Goiás
  • Helen Cristina Dias da Silva Lemes Universidade Estadual de Goiás
  • Melissa Pereira David Sousa Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiás
  • Handersenn Shouzo Abe Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiás
  • Ivone Felix de Sousa Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Nayara Rachid Universidad  Internacional  Iberoamericana
  • Christine Ramos Rocha Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20954

Palavras-chave:

Violência psicológica. Gaslighting. Implicações legais. Autonomia. Divórcio.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar os impactos da violência psicológica, com ênfase na prática do gaslighting, sobre a autonomia feminina no contexto do divórcio. Por meio de uma revisão bibliográfica qualitativa, foram selecionadas e analisadas produções acadêmicas que discutem os efeitos dessa forma de abuso emocional nas relações conjugais e suas implicações no campo jurídico. A investigação buscou compreender de que maneira o gaslighting compromete a autodeterminação das mulheres, afetando sua capacidade de decisão, autoestima, liberdade de escolha e capacidade de romper vínculos abusivos, especialmente durante o processo de separação conjugal. Os resultados indicaram que essa prática opera de modo sutil e persistente, desestabilizando a identidade da mulher, dificultando a ruptura com vínculos abusivos e refletindo diretamente nas dinâmicas do divórcio. Constatou-se, ainda, que o sofrimento da mulher nesse contexto permanece pouco explorado pela literatura científica, que tende a privilegiar os impactos da separação nos filhos. Conclui-se que o reconhecimento da violência psicológica como um fator estruturante das desigualdades de gênero é essencial para o fortalecimento da autonomia feminina e para o desenvolvimento de intervenções jurídicas e psicológicas mais eficazes e comprometidas com a emancipação das mulheres.

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Biografia do Autor

Amanda Antunes Maciel, Instituto de Graduação e Pós-Graduação de Goiás

Formada em Psicologia pelo Instituto de Graduação e Pós-Graduação de Goiás (IPOG). Pós-graduanda em Neuropsicologia. Possui interesse nas áreas de Psicologia Jurídica e suas aplicações no contexto social e clínico. 

Helen Cristina Dias da Silva Lemes, Universidade Estadual de Goiás

Mestra em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Especialista em Docência do Ensino Superior (PUC-GO). Graduada em Letras e Pedagogia (UEG). Docente do Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiás (IPOG). 

Melissa Pereira David Sousa, Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiás

Psicóloga, mestre em Psicologia pela PUC Goiás, com especializações em Psicologia Jurídica, Perícias Psicológicas e Avaliação pelo método de Rorschach. Atua como Perita da Junta Médica Oficial do TJGO e tem experiência em Psicologia Jurídica, Avaliação Psicológica e mediação de conflitos. É professora, orientadora e pesquisadora na área de violência social e familiar. Docente do Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiás (IPOG).

Handersenn Shouzo Abe, Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiás

Psicólogo, especialista em Psicologia Jurídica e Avaliação Psicológica. Professor universitário e perito, atua em clínica de perícia e consultoria ética. Ex-vice-presidente do CRP09 e membro do IBDFAM, com experiência no sistema prisional de Aparecida de Goiânia. Docente do Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiás (IPOG). 

Ivone Felix de Sousa, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutora em Ciências do Desenvolvimento Humano pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestra e graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PU-C-GO). Docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da PUC-GO e do IPOG, com atuação nas áreas de educação, saúde, psicometria, pesquisa e desenvolvimento humano e organizacional.

Nayara Rachid, Universidad  Internacional  Iberoamericana

Doutoranda em Educação  pela  Universidad  Internacional  Iberoamericana  (UNINI).  Mestra em Administração pela FEAD-BH, especialista em Docência do Ensino Superior (FABEC) e graduada em Psicologia pela PUC-GO. Psicóloga clínica e organizacional, docente universitária e coach certificada nas áreas pessoal, profissional e executiva.

Christine Ramos Rocha, Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiás

Orientadora; Psicóloga graduada pela PUC Goiás, especialista em Psicologia Jurídica (IPOG). Coordenadora do CREAS em Aparecida de Goiânia, docente em cursos sobre Ética, Perícia e Assistência Técnica, com experiência nas áreas clínica, social e jurídica. Docente do Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiás (IPOG). 

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Publicado

2025-09-10

Como Citar

Maciel, A. A., Lemes, H. C. D. da S., Sousa, M. P. D., Abe, H. S., Sousa, I. F. de, Rachid, N., & Rocha, C. R. (2025). A DESCONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA FEMININA E O USO DE GASLIGHTING NO CONTEXTO DE DIVÓRCIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 1582–1605. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20954