OS BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO NA QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES COM FIBROMIALGIA

Autores

  • Eduardo Silva Lourenço das Neves UNIPLAN
  • Elias Pereira Dias UNIPLAN
  • Graciane Moreira de Aguiar UNIPLAN
  • Natália Daniele Marques Sobrinho UNIPLAN
  • Robson Lobo Monteiro UNIPLAN
  • Halline Cardoso Jurema UNIPLAN https://orcid.org/0000-0001-9865-3285

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20948

Palavras-chave:

Musculação. Fibromialgia. Treinamento. Qualidade de Vida.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar os benefícios da musculação na qualidade de vida de mulheres com fibromialgia, destacando seus efeitos na redução da dor, melhora da força muscular e bem-estar geral. Para tanto, foi realizada uma revisão narrativa da literatura, de caráter descritivo e exploratório, com busca na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) entre abril e agosto de 2025. Foram incluídos artigos publicados entre 2015 e 2025, em língua portuguesa, disponíveis na íntegra e de acesso gratuito. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade, 17 estudos foram selecionados para compor a análise. Os resultados evidenciaram que a musculação, quando realizada de forma progressiva, orientada e supervisionada, promove benefícios significativos para mulheres com fibromialgia. Entre eles, destacam-se a redução da dor crônica generalizada, o aumento da força e resistência muscular, a melhora do sono e do humor, além da diminuição de sintomas como fadiga, ansiedade e depressão. A prática regular também contribuiu para o fortalecimento da autoestima, maior autonomia funcional e melhor disposição para as atividades diárias. Conclui-se que a musculação representa uma estratégia terapêutica eficaz e acessível no manejo da fibromialgia, complementando os tratamentos convencionais. O objetivo e o problema de pesquisa foram plenamente atendidos, embora sejam necessários novos estudos para definição de protocolos específicos de treinamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Silva Lourenço das Neves, UNIPLAN

Graduando do curso de Educação Física, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN).

Elias Pereira Dias, UNIPLAN

Graduando do curso de Educação Física, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN).

Graciane Moreira de Aguiar, UNIPLAN

Graduanda do curso de Educação Física, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN).

Natália Daniele Marques Sobrinho, UNIPLAN

Graduanda do curso de Educação Física, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN).

Robson Lobo Monteiro, UNIPLAN

Graduando do curso de Educação Física, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN).

Halline Cardoso Jurema, UNIPLAN

Enfermeira, Mestre em Biotecnologia, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Professora e orientadora do curso de Educação Física do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN).

 

Downloads

Publicado

2025-09-12

Como Citar

Neves, E. S. L. das, Dias, E. P., Aguiar, G. M. de, Sobrinho, N. D. M., Monteiro, R. L., & Jurema, H. C. (2025). OS BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO NA QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES COM FIBROMIALGIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 1854–1865. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20948