PROCESSO SELETIVO DEMOCRÁTICO PARA GESTORES ESCOLARES: INOVAÇÕES E DESAFIOS EM MAURITI - CE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20943Palavras-chave:
Gestão democrática. Educação pública. Autonomia administrativa.Resumo
O presente artigo faz parte da pesquisa que aborda a implantação e implementação da política pública de escolha dos gestores escolares da rede pública, no município de Mauriti, Ceará, localizado no nordeste brasileiro, analisando as inovações implementadas e os desafios enfrentados na sua execução do processo seletivo. Considerando a importância da gestão escolar para a qualidade da educação, buscamos investigar como a adoção de práticas democráticas e a participação da comunidade escolar contribui para a formação de um ambiente mais participativo e efetivo nas unidades escolares. O estudo é baseado em pesquisa de revisão literária sobre o tema, pesquisa e análise de documentos da legislação do município de Mauriti – CE, sobre a execução do processo seletivo e aplicação de questionário com educadores, gestores e membros da comunidade escolar sobre os critérios técnicos, de mérito e avaliação do desempenho dos gestores, como também a transparência e os desafios encontrados na implantação da política educacional de seleção democrática de gestores escolares.
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