PROCESSO SELETIVO DEMOCRÁTICO PARA GESTORES ESCOLARES: INOVAÇÕES E DESAFIOS EM MAURITI - CE

Autores/as

  • Maria Rosângela de Sousa Universidade Estadual do Ceará – UECE
  • Piedley Macedo Saraiva Universidade Estadual do Ceará – UECE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20943

Palabras clave:

Gestão democrática. Educação pública. Autonomia administrativa.

Resumen

O presente artigo faz parte da pesquisa que aborda a implantação e implementação da política pública de escolha dos gestores escolares  da rede pública, no município de Mauriti, Ceará, localizado no nordeste brasileiro, analisando as inovações implementadas e os desafios enfrentados na sua execução do processo seletivo. Considerando a importância da gestão escolar para a qualidade da educação, buscamos investigar como a adoção de práticas democráticas e a participação da comunidade escolar contribui para a formação de um ambiente mais participativo e efetivo nas unidades escolares. O estudo é baseado em pesquisa de revisão literária sobre o tema, pesquisa e análise de documentos da legislação do município de Mauriti – CE, sobre a execução do processo seletivo e aplicação de questionário com educadores, gestores e membros da comunidade escolar sobre os critérios técnicos, de mérito e avaliação do desempenho dos gestores, como também a transparência e os desafios encontrados na implantação da política educacional de seleção democrática de gestores escolares.

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Biografía del autor/a

Maria Rosângela de Sousa, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Especialista em Gestão Pública Municipal, Universidade Estadual do Ceará – UECE.

Piedley Macedo Saraiva, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Coautor e Orientador: Universidade Estadual do Ceará – UECE.

Publicado

2025-09-08

Cómo citar

Sousa, M. R. de, & Saraiva, P. M. (2025). PROCESSO SELETIVO DEMOCRÁTICO PARA GESTORES ESCOLARES: INOVAÇÕES E DESAFIOS EM MAURITI - CE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 1016–1032. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20943