RELAÇÕES ENTRE SAÚDE MENTAL E DESEMPENHO ACADÊMICO DE ADOLESCENTES: REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Karina Kelly de Albuquerque Lira Faculdade de Ciências Humanas de Olinda
  • Diógenes José Gusmão Coutinho Christian Business School

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20893

Resumo

Este artigo buscou analisar a relação entre saúde mental e desempenho escolar na adolescência, considerando aspectos históricos, sociais e pedagógicos. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, abrangendo publicações entre 2015 e 2025 em bases de dados como: SciELO, LILACS, PubMed/MEDLINE e Google Scholar. Foram selecionados estudos que atenderam aos critérios de inclusão, analisados por meio de análise temática de conteúdo. Os resultados indicam que transtornos como depressão, ansiedade e TDAH impactam negativamente funções cognitivas, engajamento e rendimento escolar, especialmente quando não tratados precocemente. Fatores de risco incluem desigualdade socioeconômica, bullying, pressão acadêmica e ausência de suporte psicossocial, enquanto apoio familiar, vínculos positivos e programas de promoção de saúde mental atuam como fatores de proteção. Historicamente, o tema evoluiu de uma perspectiva reducionista para uma abordagem mais ampla, que reconhece a interdependência entre aprendizagem e equilíbrio emocional. Conclui-se que políticas públicas integradas entre educação e saúde são fundamentais para garantir não apenas o acesso, mas condições efetivas de aprendizagem e desenvolvimento integral dos adolescentes.

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Biografia do Autor

Karina Kelly de Albuquerque Lira, Faculdade de Ciências Humanas de Olinda

Graduação em Psicologia, Faculdade de Ciências Humanas de Olinda – FACHO.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Dr. Em biologia, professor universitário e orientador de dissertações e teses Universidade Christian Business School. 

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Publicado

2025-09-05

Como Citar

Lira, K. K. de A., & Coutinho, D. J. G. (2025). RELAÇÕES ENTRE SAÚDE MENTAL E DESEMPENHO ACADÊMICO DE ADOLESCENTES: REVISÃO DA LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 684–697. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20893