PRÁTICA DE LEITURA, UM DIÁLOGO NECESSÁRIO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I: REALIDADES E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20796Palavras-chave:
Práticas de Leitura. Ensino-Aprendizagem. Ensino Fundamental.Resumo
O artigo em tela objetiva dialogar acerca da prática de leitura alicerçando neste caminho as realidades e os desafios que estudantes do Ensino Fundamental I enfrentam durante o seu processo de ensinagem. Além disso, consiste em refletir sobre o papel que a leitura tem na construção, no fortalecimento e desenvolvimento cognitivo do indivíduo. Por sua vez, a prática de leitura se consolida a partir do processo de ensino-aprendizagem, da formação da imaginação, da criatividade, da ampliação linguística e da compreensão de mundo. Nesse enfoque o mínimo aceitável recai antes ao processo de ler, compreender e interpretar. O aporte metodológico se prende ao repertório de uma pesquisa do tipo bibliográfica contendo em sua forma a abordagem qualitativa. A pesquisa aponta que contar com um diálogo necessário para a construção e ampliação de novas práticas leitoras é fundamental todos os estudantes saibam ler, compreender, interpretar e produzir textos. Em consonância, sabemos que são inúmeros os benefícios que se tem quando se dá total importância para o papel da leitura junto ao chão da escola. Contudo, dialogar a esse respeito é desenvolver novas habilidades para uma formação cidadã com qualidade leitora. Conclui-se, portanto, que em linhas gerais, deve haver no chão da escola a necessidade de uma postura mais adequada para que à leitura esteja sempre direcionada para um contexto leitor reflexivo e que contemple uma leitura da prática em todos os sentidos ao passo que ao entrar na sala de aula, o professor estimule e incentive a essa prática como um ato do processo de ensinagem como um todo e para todos, a saber: estudantes do Ensino Fundamental I – (1º ao 5º ano).
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